Lição das goiabas

Era fim de ano estava um grupo de estudos reunido, conversavam sobre mudanças que se pretendia fazer em si mesmos. Um disse: - Eu preciso ter mais paciência, pois pra mim ainda é muito difícil ser paciente. Outro disse: - Eu preciso ter o dom de perdoar as pessoas. E assim seguiram as reflexões de cada um até que uma das pessoas disse: - Meu problema é com comida.

Alguém do grupo lhe pergunta, mas como assim problema com comida? Ela responde: - Minha dificuldade é dividir comida. Vou relatar pra vocês algo que aconteceu comigo, pois foi um dia muito importante para o meu crescimento.

Era uma noite de estudos como essa, nos despedimos e seguimos a pé para casa. Eis que no caminho surge um pé de goiabas com muitas goiabas maduras, eu que gosto muito de goiabas colhi algumas e coloquei dentro da minha bolsa. Continuei o caminho apareceu um senhor e me disse:- Estou com fome, tens algum dinheiro ou algo para eu comer? Eu respondi não tenho dinheiro comigo e realmente não tinha dinheiro nessa ocasião.

Sai dali bem tranquila e fui pra Casa, já era bem tarde estava com fome, abri minha bolsa e peguei as goiabas e na primeira mordida me lembrei do senhor que me pediu algo pra comer, larguei as goiabas sobre a mesa e pedi perdão a Deus, pois poderia ter oferecido as goiabas não sei se a pessoa gostava de goiabas, mas meu egoísmo falou mais alto.

Depois desse dia passei a refletir mais sobre isso. Encerrado o estudo com todas as reflexões sobre as mudanças pretendidas pelo grupo era o dia da confraternização de final de ano. Todos trouxeram algo para confraternizar. Uma das participantes trouxe sua filha para o estudo, todos confraternizaram e ainda sobraram várias comidas que foram divididas entre si.

A moça das goiabas deu carona para a mãe e a filha. Vieram pelo caminho ainda conversando e refletindo sobre as mudanças propostas, a menina de nove e anos surpreende as duas e diz: - Já que você falou em desapegar das comidas que tal começar hoje me dando esse teu bolo de chocolate?

As duas ficaram surpresas com a rapidez que a criança aprendera a lição das goiabas, e é claro que a menina levou para casa o bolo de chocolate. Precisamos ter esse aprendizado rápido e eficaz como as crianças são pequenas mudanças que podemos ter em nosso interior a cada dia.