Educação é Progresso

“Educação é Progresso”, nossa nova ordem nacional. Nossa bandeira traz escritas duas palavras que não se complementam necessariamente. Ordem é o trabalho de organização que deve ser feito por um grupo especializado, com o objetivo de organizar e deixar arrumado todo o ambiente antes e depois do trabalho. Progresso, no entanto é a lida feita com proficuidade, na busca pelo crescimento e desenvolvimento de um trabalho, de um grupo, uma empresa, região ou país.

O que o país precisa realmente é de um povo culto. Não apenas a cultura livresca, tão essencial para o desenvolvimento do conhecimento, na atuação e na preparação de novas consciências no labor material. Mas para o crescimento do coletivo, sempre na certeza de que é em conjunto que chegamos ao nosso objetivo. Neste afã, precisamos nos organizar no sentido de imbuir à vontade do nosso povo, para que desejem crescer e aprender mais, para saber mais e atuar no país.

Cultura, como já dizia Napoleão, começa cem anos antes de a criança nascer. Isso quer dizer que os avôs precisam ter cultura para passar para os filhos, que passarão para os netos. Neste exercício é preciso que todos nos empenhemos no sentido de fazer entender aos mais carentes da necessidade do conhecimento, para que aos poucos a cultura vá permeando a consciência cívica da nação fazendo crescer em toda a gente, a certeza da justiça, na igualdade, liberdade e fraternidade.

O fortalecimento da nação passa  pela educação. Um povo inculto é sem rumo, uma massa de manobra que só serve a uma meia dúzia de pessoas que dominam a sociedade com a sua ambição desmedida e cruel. Pensemos longe, olhemos o futuro dos nossos filhos e netos, lembrando-nos sempre que nos princípios espirituais, nossos netos podemos ser nós mesmos em outros corpos. O que nos leva a acreditar que lutando hoje, lutamos por nós mesmos no futuro.