Escrever sem medo
Muitos alunos acham que escrever é difícil. Escrever só se torna difícil quando não se tem a ferramenta adequada. Escrever exige treino, devendo ser exercício constante. O problema de quem acha difícil escrever encontra-se na falta de leitura, consequentemente, tornando o texto vazio e sem fundamentos.
Há quem pense que um texto cai no papel, como a chuva cai do céu. Engana-se completamente quem pensa assim.
Um texto é resultado de horas de pesquisas. Uma pesquisa é resultado de dias, meses ou anos de estudos.
Fico imaginando meus alunos debruçados nos livros, estudando algo que lhes dê prazer. É justamente isso que precisam encontrar: algo que preencha suas horas. Alguma coisa que direcione seu caminho.
Um objetivo não se torna realidade sem escolhas.
Objetivos precisam de vontade, perseverança e incentivo. Incentivo sem pressão.
É tão bom estudar, quando não há nenhuma pressão! A gente escolhe a leitura e esta ganha novos rumos dentro de nós.
Fico enlouquecida com os textos que leio dos meus alunos. Fico pensando numa forma de levá-los a escrever um parágrafo de um texto. Um parágrafo coerente e coeso. Mas às vezes fico pensando se não sou culpada , se não estou lhes dando o que realmente precisam: incentivo. Se não lhes ofereço o alimento certo a sua fome de conhecimento.
Quando eu estava em bancos escolares também tinha as mesmas dificuldades dos meus alunos. A mesma angústia de não saber colocar no papel as palavras certas. Achava que era extremamente difícil escrever. Só que eu era também muito curiosa e lia de tudo. Era teimosa e não me contentava com a caneta vermelha do professor, buscava melhorar todos os dias. Acredito que só o treino me fez melhorar.
A perda do medo de escrever fez com que eu me revelasse, mesmo com textos confusos. Somente quando sai da pressão foi que perdi o medo de escrever. Acho que é isso. Nossos alunos precisam parar de ter medo de escrever.
Lucineide