MELHOR LUGAR DO MUNDO

Desde a primeira hora do dia nos deparamos com uma gama de informações colossais. Então não é difícil perceber que os tempos já não são mais como outrora em que ao levantar da cama ouvíamos apenas as vozes dos nossos familiares e amigos. Que do lado de fora havia em uníssono o latido do cachorro ou quando a casa estava vazia ligávamos a TV para romper com o silêncio e nos antenarmos ao que ocorria no mundo. Neste tempo somos bombardeados pelas informações a todo instante através das redes sociais, através da computação, smartphones que vibram sem parar em cima da cama ou em nossos bolsos. E mesmo que não seja algo tão importante, por vezes, não nos contemos e temos que abrir as mensagens quase que de hora em hora para não ficarmos de fora da atualização das notícias. E nos lembramos que a vida é feita de escolhas a todo tempo. Hora ganhamos, hora perdemos! As decisões nos mostram que quando escolhemos um, perdemos outro. E assim continuamos.

E o como se dá isso? Para alguns viver é não ter o que fazer ou poder escolher o que fazer sem estar cativo ou compromissado com algo a todo tempo. Outros já possuem essa predisposição a estarem ativos e em participação de algo maior. Ainda que não sejam retornos palpáveis, o reconhecimento, a interação, a força com que tratamos essas situações poderá nos garantir sabedoria e discernimento perante os acontecimentos vindouros. É válido compreender que quando permanecemos envolvidos, isso nos faz acreditar que estamos no melhor lugar do mundo, isto é, quando isso é nosso objetivo ou temos o interesse naquilo, sem estarmos pressionados ou obrigados a ali estar. E para muitos vale a pena sempre acreditar em um projeto que pode render frutos de auxílio mútuo às pessoas e a si próprio. Ressalta-se a relevância de posicionar-se e determinar-se perante ao que se tem de expectativa para que saibamos e tenhamos os caminhos abertos ou que estão em formação à nossa frente.

Neste momento de jogos mundiais de futebol, por exemplo, é bastante positivo observar que famílias se reúnem para assistir os jogos; que haja vibração, torcidas pelos times e principalmente pelo time brasileiro que infelizmente na última sexta-feira acabou sendo eliminado pela Bélgica. Esse envolvimento de todos é tamanho e muito contagioso. E se faz curioso quando podemos observar claramente crianças e adolescentes vestindo a camisa amarela nas casas, enviando fotos pelas redes sociais, pintando o rosto e em aflição a cada jogada perdida do time brasileiro. Vimos crianças que assistiam a Copa do Mundo a primeira vez com consciência e expectativa de que o Brasil fosse campeão, mas que ao final terminou em vitória para os belgas. E as crianças que presenciaram aquilo ficaram sem entender! Elas não aceitavam a derrota. Os rostos de algumas delas brilhavam em lágrimas porque inocentemente e totalmente estavam de corpo e alma abraçadas nesse projeto, nessa ideia. Firmavam a todo tempo o quanto estavam inteiramente do lado do Brasil naquele momento e com toda energia. E tinham a certeza da vitória da equipe do técnico Tite.

Para alguns o ato de torcer ali pode ter sido somente uma forma de extravagância, de reunião de amigos, de poder ficar em casa, mas claramente se vê que algumas pessoas, além de tudo se doavam completamente ao momento: alguns confeccionaram bandeirolas, enfeitaram as calçadas, pintaram ruas, instalaram nos carros e motos a bandeira verde e amarela para mais do que nunca sinalizarem nosso patriotismo e demonstrar apoio ao nosso time na Copa. Infelizmente perdemos! Alguns criticaram, outros pontuaram os tropeços técnicos. Outros ainda ficaram muito tristes! O que importa é que ficar em cima do muro, morno, sem time ou sem escolha, é sem dúvida, estar sem razão, estar excluído voluntariamente. Ainda que percamos, vale o aprendizado, vale o choro, vale a emoção! Leonardo da Vinci, renascentista italiano, nos transmite que “a experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham, ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer.” Não podemos estar em branco com a vida! Vale mais o conhecimento e o sentimento de que tudo se renova e mesmo após uma derrota, podemos recomeçar e ainda melhores, pois a experiência vivida não se apagará jamais!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 07/07/2018
Código do texto: T6384287
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.