DERROTAS E VITÓRIAS

O que é a derrota senão a perda da vitoria, o que buscamos com unhas e dentes, então o que significa a vitoria? A vitória, no meu modo de vê é a conquista de algo maior para o seu bem estar, pode ser uma vitoria esportiva ou uma vitoria pessoal (ganhar um emprego, ganhar dinheiro, conquistar um amor, curar um doença, etc e tal). No nosso mundo materialista, essa vitoria vem sempre atrelada a um derrota de alguém, assim vitoria e derrota andam juntas, de mãos dadas, uma dependente da outra. E se não houvesse vitórias e derrotas? Talvez o mundo fosse bem melhor sem esses sentimentos, pois eles nos prejudicam bastante, ou com euforia ou com tristeza, nunca com serenidade. Eu mesmo costumo jogar xadrez diariamente, e por vezes me pego com raiva e tristeza quando a derrota chega, o que não deveria ser, pois deveria eu ter o prazer em compreender o significado daquela derrota, ou seja, que o oponente merecia ganhar e ficar feliz com seu comportamento de jogar mais adequado do que eu. Esses sentimentos de vitoria e derrota me lembra outros sentimentos tipos comédia e tragédia, alegria e tristeza, e por ai vai. Quando vamos apreender que tudo que vem para nós é de bom tamanho, é bem vindo, seja ele uma vitoria ou uma derrota, que a derrota é o começo da próxima vitória e vice versa, então ontem não fomos derrotados, Neymar não falhou, ele correu e deu seu coração pela vitoria, eles é todos os outros jogadores, simplesmente não estavam sós, tinha os belgas do outro lado. Foi um bom jogo, pelo qual a bola vadia determinou o escore. Sonhei e sonho com essa derrota, ela gravou uma tatuagem no meu coração, gostaria que isso não fosse assim, gostaria de me confortar mais e muito mais com essas derrotas. Não tenho essa capacidade, embora tenha consciência dos fatos, mas ainda hoje sofro com o gol do Uruguai em 50, e olha que nem estava lá, nem nascido era. Tenho que apreender a viver com o esporte, e sentir o prazer e o conforto do esporte simplesmente pelo esporte, em sua plenitude, bem disputado, e que vença o melhor ou os que os deuses assim determinem. Vou tentar parar de secar o Leão.

VITÓRIAS E DERROTAS

FRED COELHO 2018

Fred Coelho
Enviado por Fred Coelho em 07/07/2018
Código do texto: T6383631
Classificação de conteúdo: seguro