A ARTE DO SORRISO
O sorriso é um dos mais típicos traços do ser humano. Ludwig Wittgenstein, profundo pensador do sec. XX, dizia: “Uma boca sorridente só sorri num rosto humano”. Com isso pode-se dizer que para haver um sorriso, é preciso que haja um rosto humano que dê significado ao sorriso; e se pode afirmar que um rosto só é plenamente humano quando sorri. Pois o sorriso é uma propriedade derivada necessariamente da essência do ser humano. Toda pessoa tem a capacidade de sorrir. Dar-se ao trabalho de sorrir é um modo aparentemente simples de tornar este o mundo um pouco mais humano, tanto no individual, quanto no coletivo. As gargalhadas se dá com amigos e amigas, sorriso se dá para todos os semelhantes.
Há pessoas, inclusive de maiores influências que pensam que o que move a história são as guerras, que o motor do progresso social e científico é os conflitos e os confrontos, o sobe e desce das bolsas de valores é que sustentam a realidade da humanidade. Mas na realidade é o amor que é o motor dessa história, são o diálogo e a comunicação entre as pessoas e entre os povos que realmente sustentam esse motor. Assim sendo, é necessário sorrir, pois o sorriso é uma forte arma para desarmar o mundo armado pelos olhos, pela língua, pelos ouvidos, o sorriso ajuda a colocar amor nas coisas ao invés do egoísmo ou o interesse pessoal no centro da vida da pessoa e da comunidade. É preciso levar muito a sério o exercício do sorriso.
Sorrir é reconhecer o outro como pessoa: sorrir para os colegas de trabalho quando nele se chega, e não para a tela do celular ou do computador. É por isso que Ludwig Wittgenstein considera o sorriso uma conduta exclusivamente humana.Em algumas pessoas o sorriso é mais natural, em outras é mais tímido, mas ambas podem sorrir e conquistar outras pessoas que venham a sorrir também.
O sorriso eleva o astral das pessoas, minimiza os problemas, cria simpatia, torna a pessoa elegante, de bem com a vida, acolhedora, desarmada, pronta para amar. Não aquele sorriso sarcástico, mas o sorriso que vem de dentro do coração, que dá brilho aos olhos, que abre o peito para o abraço.
A pessoa sorridente é uma fonte potente de energia que faz com que a pessoa se torne um fenômeno na arte da superação ou seja, as pessoas sorridentes são menos vulneráveis à depressão, porque mesmo quando estão passando por dificuldades elas não demonstram no olhar, recolhe o problema e mostra apenas o estar bem, mesmo na dificuldade. Isso leva a pessoa a perceber que ter problemas na vida, não é ter vida infeliz. E o ambiente acaba ficando com um clima de auto-astral e com o passar do tempo a pessoa que sorriu sem estar feliz começa a se adaptar ao clima do ambiente leve que ela mesma criou, quando ela se adapta o seu interior muda e o que era tristeza transforma em alegria.
É isso aí!
Acácio Nunes