FUTEBOL
FUTEBOL
A bola por si só é o mais fabuloso brinquedo já inventado pelo homem para as crianças e adultos, que continuam crianças enquanto encantados por ela. O futebol, entre os jogos que a utilizam, é o mais democrático, inclusive com relação à qualidade dela. Nunca vi jogar basquete, vôlei, tênis, ping pong...com bola de pano, de meia, ou jornal. Na falta da redonda de couro, de fibra, de borracha, improvisa-se uma com qualquer material que possa tomar a forma de bola, já vi até bexiga de boi ser a bola de uma renhida disputa de futebol.
Quanto aos praticantes, não é o mais alto ou mais forte ou o mais veloz, mas sim o mais habilidoso. Times de enorme tradição eliminados por outros nem tanto, exemplo mais recente o último Alemanha X Coréia do Sul.
A cada quatro anos o mundo realiza uma copa mundial, antes com 16 países classificados, hoje com 32, mas antes passaram pela fase de classificação com praticamente todos os países do mundo.
É a maior festa do mundo, superando inclusive as Olimpíadas. Já houve guerras no mundo em decorrência de jogos de futebol, já ocorreu trégua em guerra para ser possível o Santos de Pelé poder jogar.
Desculpem-me aqueles que querem comparar as consequências de uma má administração do país com a alegria, orgulho, e fanatismo proporcionado pelo futebol. Não tem nada a ver uma coisa com a outra, não se misturam. Seria como o (a) parceiro (a), falar: Hoje não tem cama quente, pois você não consertou a torneira.
Já temos tão pouco a comemorar, não tirem a nossa alegria de torcer e a esperança de sermos hexacampeão.
Tenho dito seu Benedito.
Dermeval