O DESAPRENDIZADO
A pós-modernidade veio acentuar facetas indeléveis e assustadoras. Ela foi capaz de ludibriar as mentes das sociedades. A pseudo-revolução, cujos efeitos diluíram interesses e ameaçaram erradicar cabeças pensantes, ecoou pelo país a fora.
A instituição dos mais diversos regimes não foram suficientes para organizar mentalidades e culturas e sequer estabelecer a comunhão entre os mais diversos segmentos.
Fica a impressão de que as correntes de pensamento, sobretudo as que prometeram justiça, união dos povos, combate à violência, à estupidez e à pobreza, não se justificaram como redentoras.
Parece que não aprendemos nada com o Renascimento, com o Iluminismo com a Revolução industrial, eletrônica e Cultural.
Os momentos mais ásperos, como o carrancismo, o coronelismo e o banditismo seguidos da corrupção foram as lições adotadas para o proveito dos que têm foro privilegiado. É o que deixa transparecer.
Todos os dias cabeças são cortadas, eliminando-se brilhantes ideias que poderiam resultar em bem-estar para esta tão sofrida sociedade - Isso ocorre de forma sorrateira, eliminando-se verbas nos institutos de pesquisas, nas universidades. E muitos intelectuais morrem, literalmente, desgostosos, sem realizar seus projetos.