A melhor idade

Antigamente quando eu ainda tinha minha avó, que um elogio a parte foi a minha segunda mãe, eu tinha a impressão de alguém com cabelos brancos, que me fazia um leitinho quente e um macarrão de domingo incrível, além de todo aqueles dotes que vinham no pacote de crochê, costura, Demônios da Garoa, eita tempo bão soh!

Hoje com a longevidade dos brasileiros que segundo as estatísticas aumentou, vejo um nova geração que vem vindo com tudo. Avós motorizadas, com extrema participação em eventos, dando baile de energia em muito marmanjo por aí. Eu fico as vezes abestada com a quantidade de compromissos e metas que minha mãe, hoje na melhor idade consegue traçar e cumprir, um fusca reformado, uma moto e outras tantas idéias que ela coloca na cabeça.

Mas não são todos que tem essa realidade, ou essa expectativa em relação a esse novo tempo. Tenho visto muitos idosos, sobrevivendo ao salário minimo, e tendo que complementar a renda com trabalhos extras, esse semana um senhor Raimundo empacotador de uma rede de supermercados me declarou o seguinte:

" Estou trabalhando pois necessito complementar minha renda, tenho muitas dívidas e minhas pernas não aguentam mais"

Confesso que quebrou as minhas pernas também, eu ainda jovem tenho dores na lombar, imagine para alguém mais velho ficar seis horas de pé, já tive a mesma função com 16 anos e sei a barra que é, ele deveria estar desfrutando, pescando ou idealizando seus sonhos como

o vejo minha mãe o fazendo. Sem contar outras tantas histórias de idosos que necessitam de uma ajuda, e outros que são completamente ativos e adoram trabalhar.

Reparem então vivemos no nosso país uma verdadeira antítese, uns não param para descansar porque gostam de ser ativos e tem essa oportunidade, e outros incapazes de ter escolhas. Espero um dia sinceramente que todos eles independente se querem trabalhar ou não, tenham o mais importante : Qualidade de vida, dignidade e muito amor e respeito, afinal ser alguém com experiência, é uma dádiva incrível!

Erica Bueno
Enviado por Erica Bueno em 30/06/2018
Código do texto: T6378304
Classificação de conteúdo: seguro