Nulla dies sine linea 30/03/2018

Cegueira

Nelson Rodrigues era fascinado pela cegueira. Sempre achou que um dia a cegueira entraria em sua vida. Entrou: sua filha nasceu cega.

Homero. Cego? Tirésias vendo a dor antes da dor. John Milton também ficou cego. E começa divinamente um soneto com when I consider how my light is spent. No fim todas as luzes se apagam. Com olhos ou sem olhos.

“Sem olhos em Gaza” é um romance de Aldous Huxley. Huxley tirou o título de um verso de Milton. Também Huxley teve problemas com os olhos.

Borges escreveu seu “elogio da sombra”. Vivia então o argentino entre formas luminosas y vagas que no son aún la tiniebla onde las mujeres son lo que fueron hace ya tantos años. Borges, cego, tateando sorrateiramente a minha imaginação com sua língua doce. Na noite.

Em “Música na noite”(1948), Bergman trata da cegueira com aquele cuidado e aquela sensibilidades que sós os Ingmares Bergmans têm.

Nada digo do “Ensaio sobre a cegueira”. A ideia é boa, mas o livro é chato.

….

Um sonho

Ontem sonhei que acordava no meio do nada. E ali era o céu.

…..

“Luz! Mais Luz!” Não, senhor Goethe!

“Deus! Mais Deus!” seria o correto, meu admirável pagãozinho.

….

No tempo em que celebravam o dia de meus anos… não fazia diferença. Odisseu é um doido. Com-ple-ta-men-te desvairado!

Vai, Odisseu! ser droit na vida. Eu fico aqui, a gauche, mais avesso que direito. E, se reclamar, dou-lhe um direto de direita no queixo e vou-me embora. Você vai entender.