Lembranças da infância nos anos 80

Sou a quarta filha de cinco irmãos, antes de mim meus pais tiveram três filhos, dos quais nasceram uma menina, um menino e outra menina. Eram tempos muito difíceis. A maioria das meninas tinha em casa a boneca dorminhoca era o sonho das meninas da minha época, eram de várias cores, azul, vermelha, link feitas de um tecido brilhante parecido com um tipo de veludo.

Eu ia às casas das outras meninas lá estava a dorminhoca em cima da cama arrumada com a boneca. Na tv ainda em preto e branco passava o comercial da Susie da estrela, a prima da Barbie.

Olhava com olhos brilhantes para o comercial, mas nunca tive nenhuma das duas bonecas. Existia o tal do bonecão esse era famosa, a maioria das meninas tinha um em casa; vinha só com um calção sem roupas, quem tinha um macacão de algum irmão menor, usava no boneco, o meu se chamava Rogério, esse seria o meu nome caso eu fosse um menino.

Existiam também as pulseiras de metal, a menina da vizinha aparecia lá em casa com o pulso cheio de pulseiras, vinha balançando as tais pulseiras, eu e minhas irmãs não tínhamos. Ficávamos olhando com vontade de colocar algumas, ela era a única menina os outros irmãos eram meninos, ficava mais fácil comprar as pulseiras nós éramos quatro meninas depois de mim a mãe teve mais uma menina completando o time de cinco irmãos.

São tantas lembranças, as festas de crianças com o tal Capilé um suco feito com um líquido que vinha numa garrafa de um litro sabor framboesa misturado com água rendia vários outros litros doce muito doce e o cheiro nem se fala ainda sinto até hoje.

No natal meu pai tinha o engradado de laranjinha garrafinhas pequenas de refrigerantes nessa época refrigerante era só no natal e no ano novo, lá ia ele no depósito de bebidas comprar os refrigerantes para o natal e ano novo. A pasta do positivo era muito comum nas escolas dos anos 80 lá em casa ninguém teve, olha que isso era bem comum. As caixas de lápis de cor a mãe comprava de doze cores, e dividia metade de cada azar de quem ficasse com a metade que tinha a cor branca. Nossas posses eram poucas, mas não era preciso pedir pra fazermos nossas tarefas escolares, estudávamos com muito amor, quando eu ficava doente chorava pra ir para escola.

Foi um tempo maravilhoso brinquedos simples, pouquíssimas roupas, tudo muito simples, mas com muito amor e carinho, exemplo de fé recebemos desde muito pequenos, aprendemos a agradecer por tudo que tínhamos em nossa vida

Era tudo tão simples encapávamos nossos cadernos com papel manilha, usávamos plástico de arroz de cinco quilos, passávamos álcool pra tirar as letras e ficava caderno bem encapado com um plástico bem resistente, sim resistente essa é uma das palavras que nos definem para as vivências dos anos 80.