OS CAMINHOS DOS GOSTOS. ESTÁ DIFÍCIL PRATICÁ-LOS.

Cada mente elege para si seus gostos na possibilidade do que acontece na sua vida.E não adianta querer fugir depois de apresentado ao que vai te seduzir nas várias caminhadas da vida.

Como deixar de frequentar as esculturas da renascença. Difícil de se repetir esses talentos do cinzel hoje e desde lá. Como dos pinceis em todos os movimentos e escolas desde a fase modernista iniciada com Monet e seu impressionismo. Devemos muito aos mecenas de Florença, principalmente os Medicee, que abrigaram e promoveram os grandes dons.

Os lugares de Michelangelo em Florença, desde sua casa, a Biblioteca Medicea Laurenziana, e a Sagrestia Nuova, Sacristia Nova, que fica no complexo chamado Cappelle Medicee ou Capela dos Medice.

O mausoléu da família Médici, entrar e ficar chocado pela beleza indescritível de tudo, hoje um só museu público. Construções de períodos diferentes, a Sagrestia Nuova (Sacristia Nova) realizada em 1520 por Michelangelo e a Cappella dei Principi (Capela dos Principes) realizada cem anos depois. Com a Sacristia Nova, Michelangelo demostra a sua genialidade em toda a sua magnitude, pois aqui podemos observar uma verdadeira arquitetura esculpida! Ninguém fará nada igual....

De fácil visitação no curso de trinta anos atrás, hoje descoberta e invadida faz dez anos, a maravilhosa procissão de arte da renascença, do centro mundial da cultura das artes, Itália, irradiadora para o mundo da beleza que extasia. Nem no Vaticano se entra com tranquilidade hoje como pelo menos dez anos atrás, a não ser se está nas malditas excursões que têm preferência, lamenta-se.

Essas esculturas, impossível descrevê-las, a indicarem não só a imortalidade da alma, principalmente, marcando para os tempos a imortalidade de Michelangelo e da sua arte, da sua genialidade, que ninguém repetirá. Perguntado como conseguia tanta beleza em um bloco de mármore, dizia, nada mais faço do que tirar o excesso do mármore.

Assim também Bernini, em privilégio que faz do ser comum um gênio, o Rei de Roma e tantos outros. Os pintores famosos que se encaminharam para Paris, os grandes filósofos e pensadores que lá fundaram a universidade moderna.

Mas de um salto tantas outras radicalidades do corpo junto ao espírito concentram emoções, como as montanhas, os grandes motores acelerados nas pistas fechadas, impossível hoje circular nas ruas com qualquer motor como ver as maravilhas da arte sem filas. O mundo cresceu em demografia e a arte das grandes cabeças estacionou.

Mas vão enquanto podem os homens, vivendo seus gostos ameaçados pelos terrorismos, violências, inseguranças todas. Que começam a intimidar seus passos, não só no Brasil , mas no mundo. Mas todos vão exercendo seus gostos com um sanduíche de beira de calçada, em botequim com pernil e cerveja, como dizia Jó Soares, tão bom pois já vem com bactéria, como na Rua Uruguaiana no Rio, perto da Colombo, famosa, e que nada faz igual,sempre que posso paro e saboreio, ou comer uma Coquille de Saint Jacques com um Bordeaux.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 24/06/2018
Reeditado em 24/06/2018
Código do texto: T6372777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.