Todos os anjos são belos

Quando uma reluzente Ferrari Vermelha desfila pelas ruas da cidade, mesmo que só por alguns instantes, "a gente sofrida despede-se da dor pra ver a beleza passar"... É isso que a beleza provoca nos corações desavisados: "Pura Contemplação". Beleza é um encantamento, um primeiro olhar que aproxima, que atrai e que hipnotiza as criaturas humanas. É impossível a beleza passar despercebida em um mundo onde a feiura reina soberana!

Uma coisa é verdade, basta você dar umas bandas pela "Terra da Glô Beleza", que você vai chegar a seguinte conclusão: Beleza e Poder se confundem e permanecem indissolúveis. Afinal de contas, o Diabo, o anjo mais belo de todos, veste Prada! Cristo também nos foi apresentado como um homem de bela aparência. O seu pai, o "Senhor das Belezas", já sabia que a "beleza exterior" ajudava a disseminar "as belezas da alma". Em um mundo que só tem olhos para a beleza, o "belo" abre portas para a obra de Deus. O Senhor sabe disso muito bem! Não é à toa que "todos os anjos são belos".

Esse papo de falar que "beleza está em toda a parte", é uma blasfêmia. Se todos os dias fossem dias de arco-íris, a beleza das cores da natureza se perderia na imensidão do óbvio. O arco-íris só é belo pela sua natureza incomum. Para você saber o que é o belo, o feio tem que existir. O belo procura ter uma natureza improvável e surpreendente. Já o feio é sempre previsível e vulgar. Por que os olhos azuis ou verdes são belos? Resposta: Porque são exceção. O belo é um acidente da natureza, por isso é tão especial. Pedras existem por toda a parte, mas diamantes são caprichos da natureza. A beleza não tolera imitações!

A concepção de um cosmo belo e de perfeição absoluta idealizada pelos gregos, há muito tempo "caiu por terra". Deus cansado da "casa com a mesma cara de todos os dias", num momento único de inspiração, criou o planeta Terra. Por acaso, o planeta Terra não é uma obra de arte de rara beleza? Até os alienígenas, cansados da mesmice caótica do espaço, concordam com isso! Tanto é que, de uma hora para outra, estão aqui a passeio e vêm nos visitar, e se embriagarem com as nossas belezas de tirar o fôlego. Não adianta a criatura humana procurar, na imensidão do espaço profundo, um planeta similar à Terra. Deus quando fez a sua "Mona Lisa", jogou a receita fora! A beleza com todos os seus espectros do belo é exclusividade do planeta Terra.

A beleza é uma ilusão passageira, mas ninguém pode negar: faz muito bem à alma. As crianças belas são as primeiras a arranjarem um pai adotivo; um pedinte ganha muito mais esmolas ser for bonitinho; a prostituta faz mais programas se for bem aparentada; o candidato "boa pinta", na disputa por uma vaga de emprego, leva vantagem...Tá vendo? A beleza só ajuda, raramente atrapalha. Em compensação, a feiura só atrapalha, raramente ajuda. Isso não dá pra negar! Propaganda até ajuda, mas a beleza é que é a alma dos negócios. Dá pra vender um carro de luxo com uma modelo com "cara de bruxa"?

Se lhe fosse permitido, antes de nascer, escolher como seria a sua aparência, você escolheria ser parecido com o Brad Pitt ou com o Shrek? Shrek, só se sai bem em Hollywood! Aqui, no "Planeta de Infinitas Belezas", a criatura feia já nasce com dois pecados: o pecado original e o pecado de ser feia. Nem mesmo o batismo é suficiente para apagar o estigma da feiura. A vida para os não dotados de beleza é algo parecido com o "Inferno de Dante". O céu é a morada dos belos, e a Terra também...E ponto final!