A INSTIGANTE BUSCA.
Ser um buscador abre portas e demanda acuidade. O poder investigativo forma opinião, dimensionam-se muitas outras aberturas para o espírito e se conformam e se confortam com algumas, por menor que sejam, certezas mais evidentes. Só se encontra o que procura-se com efetividade. Sem saber com definição de alta resolução o que busca-se, sabe-se que nada será achado.
Procurar nossa origem é pretensão de desnudar o enigma da esfingie, impossível pois. Mas a busca enriquece.
A Corte Constitucional Brasileira, STF, recentemente, foi chamada a dar a palavra final sobre o início da vida em razão da anencefalia. Se a vida cessa quando há morte cerebral e permite-se com esse acontecimento, por força de lei, a retirada de órgãos, por não mais existir vida, o sofrimento moral da mãe e decorrência morte se nascido o feto, autoriza o abortamento. Nenhuma mãe espera nascer um filho para enterrá-lo logo após ou um pouco depois. Nascimento é alegria.
A vida orgânica se manifesta de forma visível e recôndita aos olhos. Há diversidade de vida, organismos imóveis aparentemente, e móveis. Isto é curricular.
Mas existe uma outra vida inexplicável, a formação do pensamento, sua origem, partindo da vida neuronal cerebral, somente medida por impulsos elétricos.
Aí se formaria o pensamento, uma incógnita, e a condução dos impulsos que movem os organismos. Estes conhecidos, identificados, aquele, indecifrável.
Mas o coração dá estímulo à visão que transforma em ação o rio químico que leva ao cérebro oxigênio, e movimenta a vontade.
Da mesma forma que pouco se sabe da origem da vida (e por isso não se descobre a cura da pior doença, que resulta da multiplicação da vida celular desordenada), ou seja, que surge do encontro de dois gametas, óvulo fecundado pelo espermatozoide, nada se sabe sobre a formação do pensamento, medido o estímulo cerebral por aparelhos avaliadores da corrente de eletrificação, tão somente.
Como se forma o pensamento que transforma a vontade em ação?
Qual a origem da vida primeira? Quais as origens dos gametas?
Calada está a ciência incessantemente acionada.
O ESPÍRITO É O SOPRO BÍBLICO, A ALMA,O PENSAMENTO INDECIFRÁVEL EM SUA ORIGEM ?
Busca-se a partícula de Deus.Uma das ideias mais importantes da física pode ser comprovada: o bóson de Higgs, mais conhecido por partícula de Deus.
A partícula celestial é uma “popstar” da ciência. O Santo Graal da física perseguido faz quatro décadas
The God Particle (A Partícula de Deus),o apelido pegou. Agora o “bóson de Higgs” está para “partícula de Deus” como a busca para o encontro.
O que ela tem de divino é a marca de ser a diferença entre você e um raio de luz, que é nenhuma. Um achado se fosse possível de 13,7 bilhões de anos quando a vida, o universo, surgiu.
A teoria de Peter Higgs, complexa, como densa ficção científica, mas com jeito de sair da ideia somente.
Aceleram loucamente pedaços de átomos e provocam colisões frontais entre eles. Das pancadas saem explosões com intensidades similares à do Big Bang, confinadas a um espaço ínfimo.
Conclui-se, quanto podemos conhecer sobre a natureza e os atributos de Deus?
Tomás de Aquino, O VENERÁVEL MESTRE, diz tratar-se de um conhecimento imperfeito; sabemos que "Deus é", mas não "O que é", e nessa discussão se encontra a alma, o pensamento, sendo a vida cerebral a origem.
Seria assim?
Chegar-se ao “o que é” Deus, seria avançar-se na forma sem conhecer a matéria formadora.
A doutrina tomista acata a alma, princípio espiritual, unida ao corpo, princípio material, formando um composto substancial.
Assim, tem uma alma as plantas, é a "alma vegetativa", com funções de alimentação e reprodução; nos animais, "alma sensitiva", com as funções anteriores, mais sensação e mobilidade; finalmente, o homem com todas as funções anteriores, mais a racional com o dom da inteligência onde o livre arbítrio se destaca.
O dom da inteligência, o pensamento, onde estaria?
O venerável São Tomás reputa a inteligência como a faculdade mais perfeita de nossa alma. A inteligência do Cristo mostrou pelos sentidos o gesto da doação como o caminho para o Reino dos Céus, conhecê-lo, o que pode ser encontrado ainda pelos sentidos em nosso interior no plano terreno.
E assim ratifica e nos trouxe Lucas: “Reino de Deus, respondeu-lhes Jesus questionado onde se encontrava: [O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.] (Lucas 17:20-21).” Esse é o Reino de Deus que nos aponta Cristo; está entre nós e em nós, em nosso interior, em nossos sentidos, se manifesta dentro do coração daquele que se ordena e a seu intelecto com sinceridade e mesmo critérios lógicos.
Adequou Aquino a filosofia de Aristóteles, aos princípios cristãos através da Ética.
Assim, a Ciência Ética é o "movimento da criatura racional para Deus".
Racional portanto.
O destaque de Aristóteles e sua importância bem como projeção no mundo do pensamento em geral, se prende a que praticamente sem precursores, com sua exclusiva potencialidade cerebral, pode-se dizer, com sua acuradíssima inteligência, invulgarmente privilegiada, criou uma ciência nova que a tudo orienta até hoje - a lógica.
Não se pode relegar ao medievalismo os marcos da filosofia inconteste, seria disfunção de apreensão em cadeia. A história do pensamento tem curso e encadeamento.
É um marco decisivo para a investigação em geral a caminhada humana afastando maiores e frequentes erros. Tudo é forma, é realidade que foi desenvolvida de outra coisa precedente que era matéria, a substância inicial formadora, a origem do posterior gerada pelo anterior.
Cada coisa seria por si matéria que irá se desenvolver e tornar realidade e forma mais elevada.
Estamos no terreno da interpretação filosófica para a elevação, frise-se, assim devem ser guardadas as proporções do “tudo se transforma” que não realça especificidades, já que gênero da mudança em geral. É importante registrar.
A forma é o veiculo da matéria em sua maior abrangência, é o resultado final, a realidade última da matéria. A forma decorre da força que lhe dá a matéria, modela a mesma, e tem, portanto, como pressuposto, a necessidade e o movimento que definem o modelo, a forma.
Não é assim, contudo, só forma exterior, pois incorpora a origem. Nada se inicia da estática, da pura matéria, mas do movimento. Do indecifrável Primeiro Movimento.