Falsos campeões

Blog: Nascendo um mundo melhor

Falsos campeões

Os absurdos de uma copa do mundo, podem ser resumidos em um, quanta grana jogada fora. Está grana pode ser encontrada, desde a locação de satélites, até uma camareira de hotel, em trabalho temporário. Entretanto, há quem defenda, muitas pessoas ganham com isto, o país emprega muitos trabalhadores.

Porém, há mais que dinheiro envolvido, devemos falar em cidadania. Neste quesito, o problema é mundial, não apenas do país sede.

Entretanto, em um país como o Brasil, que qualquer terreno vazio é um estádio de futebol, os problemas se agigantam. Somos educados a serem pentacampeões, antes mesmos de preocupar-se, com a dignidade humana.

Nas escolas, alunos não vão às aulas, para assistir a seleção. É certo isto? Até onde os apelos feitos pela mídia, devem ser tidos como toleráveis? Apelos dê, o país vai parar, somos todos brasileiros, vamos rumo ao hexa e outros.

Onde está à razão, para aceitar que, nossos filhos, fiquem frente a uma tevê, vendo patrocinadores vendendo seus produtos. Um grande banco, uma empresa de comidas, empresa de telefonia, e outros, são os anunciantes. Os anúncios cheios de corpos lindos, lugares maravilhosos, carrões, o amor do brasileiro ao futebol e outras miragens. Coisas que meia dúzia conseguirão, os outros, vão no máximo, conseguir um autógrafo, ou comprar um produto que aquele afortunado vende. Pois é, vende em comerciais, para quem decidiu assistir o jogo e não estudar.

Nesta hora da vergonha ser brasileiro. Entretanto, quem tem a culpa, de o aluno não estar na escola? O pai que grita, seremos hexa? Os vizinhos que pintam as ruas? O clima que toma conta do país, afinal somos os reis do futebol? Dos professores que estão à disposição de salas vazias? A culpa é das prioridades que elegemos, para o futuro de nosso país.

Caso assistam futebol, perderão aulas. O que é prioridade, cultura, ou o resultado de um jogo? Parece lógico, cultura. Além do mais em casa, com pipocas, em silêncio, dá para ver o jogo gravado.

O que cada um ganhou, com o pentacampeonato mundial de copas do mundo, além de sermos isto, pentacampeões?

Nada.

O que países ricos priorizam para o futuro? Educar cidadãos, culturalmente fortes. Isto faz o país campeão, na saúde, na vida, na educação, no saneamento básico, na distribuição de renda, nos esportes e muitas outras áreas.

Ou seja, todos ganham, não apenas meia dúzia como aqui.

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 21/06/2018
Código do texto: T6370066
Classificação de conteúdo: seguro