Ponto de Mutação

Ponto de mutação.

“Ao término de um período de decadência sobrevém o ponto de mutação.

A luz poderosa que fora banida ressurge.

Há movimento, mas este não é gerado pela força.... O movimento é natural, surge espontaneamente. Por essa razão, a transformação do antigo torna-se fácil. O velho é descartado, e o novo é introduzido. “Ambas as medidas se harmonizam com o tempo, não resultando daí nenhum dano.”

I Ching – Oráculo Chinês.

Tive o privilégio de assistir o filme Ponto de mutação, baseado no livro de Fritjof Capra. É um filme que nos faz pensar. Talvez seja um desses presentes que recebemos do universo e embalados tecnologia.

Após a exibição do filme comecei a questionar o quanto a natureza é perfeita, e em quanto nós, seres humanos dependemos dela e também como a tratamos mal. O mundo esta em transformação, tanto religiosa, política, social e principalmente no meio ambiente. Podemos suportar apesar das dificuldades, as mudanças da esfera social e política, no entanto, no que menos nos importamos, com o meio ambiente, esta mudança poderá acarretar uma catástrofe sem precedentes. Vivemos em tempos difíceis, há palavras que devem ser substituídas, o ter pelo ser é uma delas.. O alerta contundente não tem vindo dos místicos, mas de homens da ciência e de conhecimento como o professor James Lovelock, (cientista independente, ambientalista, autor e pesquisador, Doutor Honoris causa de várias universidades no mundo inteiro.) Fritjof Capra (ph. D., físico, trabalha com a Teoria dos Sistemas) e também escritores como Conor Corderoy, (advogado, professor e escritor) através de seu livro Dark Rain. As mudanças são significativas e profundas, talvez irreversíveis. O Professor James Lovelock tem escrito com o objetivo de alertar ao mundo sobre as debilidades que o planeta esta vivendo. No ano passado lançou uma obra cujo título é a Vingança de Gaia, onde retrata a terra como um organismo vivo em busca de socorro e as possíveis soluções para salvá-la. Capra por sua vez vem divulgando ao mundo a revolução que acontece nas ciências, principalmente na física. Dentro desse contexto há novos conceitos de espaço, tempo e de matéria, desenvolvidos pela Física subatômica. Ele ressalta também a necessidade de abrir espaço para uma visão mais holística da medicina e da saúde. O Hoje exige que façamos uma associação entre as filosofias e a ciência. É urgente que possamos abrir a nossa mente e permitir que essas idéias se englobem juntamente com todo conhecimento adquirido no passado. Idéias rígidas e arcaicas não são mais admissíveis. O novo se apresenta a nossa porta. Temos apenas uma escolha, aceitá-lo, para que o planeta continue existindo. Fico pensando na natureza, acredito que ela de uma forma ou de outra irá se regenerar porém não sei se o homem conseguirá obter o mesmo resultado. O livro Ponto de Mutação, bem como o filme, lança uma luz e uma abordagem diferenciada. Fritjof Capra como um físico conceituado havia lançado anteriormente um grande questionamento, ele, em um livro anterior O Tao da Física provocou o conhecimento convencional ao demonstrar os surpreendentes paralelos existentes entre as mais antigas tradições místicas e as descobertas da física do século XX. Basta a nós apenas abrirmos nossos olhos e nossas mentes antes que seja tarde demais, percebermos que vivemos numa crise enfatizada pela mudança de paradigmas. O que ontem era certo e seguro hoje deixam de ser. Aqui no Brasil costumamos usar um dito popular – não podemos deixar o certo pelo duvidoso, talvez agora devêssemos inverter e dizer – é bem provável que o duvidoso seja muito melhor do que o certo.

Fátima Pacheco
Enviado por Fátima Pacheco em 03/09/2007
Código do texto: T636729
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.