O FUTEBOL BRASILEIRO JÁ NÃO É O MESMO DE ANTES.
53.362
Segunda-feira, 18 de junho de 2018
A citação de desequilíbrio (dos muitos que existem) no artigo anterior, tem a ver comigo, de uma forma profunda. Principalmente nesta época, a da Copa do Mundo na Rússia. Porque quase que o mundo inteiro está voltado e envolvido para ela. Mesmo que saibamos que existem pessoas que não estão nessa mesma vibração. E eu sou uma delas.
Quando jovem, até uns vinte poucos anos, pratiquei futebol. Joguei muitas "peladas". E fui um excelente jogador. E talvez seja por isso que não olhe os de hoje com bons olhos. Salvo raríssimas exceções. Porque uma das coisas que mais observo em seus desempenhos é a falta de categoria. Apesar de vê-los numa condição física extrema, até diferente do que os jogadores de outras décadas possuíam.
O aspecto violência também atinge a prática futebolística atual. Observa-se uma troca de jogares de uma partida para outra, motivadas, quase sempre, por contusões. E isto me chama atenção, exatamente pelo aspecto da má intenção que se usa nas jogadas numa partida de futebol nesse tempo atual.
Mas o maior espanto que tenho é ver o desequilíbrio de grande parte dos torcedores. Jovens e mais avançados em idade. Praticam horrores por causa de uma partida. Dentro e fora dos estádios. Muito diferente de décadas passadas. principalmente antes dos anos noventa. Onde se assistia aos jogos de forma mais serena e tranquila.
As mortes de torcedores, atualmente, chegam a estarrecer. Pessoas se envolvem em violência e crimes de uma forma descabida e inaceitável. E eu já não possuo nenhuma condição de ver e acompanhar tais tipos de coisas e episódios. Daí que não me interesso em assistir e acompanhar partidas de futebol. Mesmo pela televisão.
E no caso da seleção brasileira ainda é pior. Recuso-me a acompanha-la. As escalações, quase sempre, são de jogadores desconhecidos, onde a maioria joga no exterior, sendo que existem casos de alguns que nem chegaram a despontar em gramados nacionais. Mas que se sabe muito bem da ação dos agentes/dirigentes/empresários, que usam de todo o poder que possuem para escalar alguns deles.
O futebol já não é mais como era. E um fato marcante que observei, mesmo que de forma rápida em raras assistências de partidas do futebol internacional, foi que eles lá, andam praticando o futebol que o Brasil praticava há décadas atrás. A bola rolando de pé em pé, diferentemente do que se anda vendo em gramados brasileiros, onde a bola parece pegar fogo nos pés dos atletas, sem o entrosamento que eles lá fora possuem, praticando-se um futebol de péssima categoria. Paciência.
* As transmissões televisivas modernas, nos mostra com ricos detalhes, tudo o que acontece numa partida de futebol dos dias atuais, diferentemente do que ocorria antes, em outras décadas, por exemplo. Talvez por isso possamos prestar atenção em fatos que antes não prestávamos.