À civilidade!

Na última semana ,O Brasil vivenciou uma situação extremamente curiosa: um segurança de um Shopping Center, em Salvador-Bahia, tentando impedir uma criança ou pré adolescente de fazer uma refeição ali, naquele ambiente, que de acordo com as convicções de muitos, não é um lugar apropriado para pobres, ou para pessoas que são consideradas inferiores pela uma classe econômica-social que estar acostumada a comandar e decidir sobre tudo e sobre todos.E o que chamou mais atenção foi a arrogância do tal segurança, que poderia ter resolvido aquele caso sem maiores consequências, tal como, chamar aquele rapaz , bem intencionado, ao um canto e explicar a razão daquele garoto não poder adentrar aquele local, reservado à pessoas privilegiadas ; e claro, dizer que estava cumprindo ordem, e até reforçar ,que estava com um procedimento contra a sua vontade, era o seu ofício que o levava a agir daquela maneira. Isso não aconteceu. O segurança ,com uma euforia assustadora, gritava: “ele não vai comer”!. Enquanto, o rapaz,apresentando uma nobreza característica de um ser humano evoluído moralmente e com a mesma intensidade,dizia o contrário.Até que a direção daquele espaço comercial chegou e resolveu aquele estranho impasse.

E eu me reportei a algum tempo atrás, lembrando-me de um fato , guardadas as devidas proporções, muito parecido com esse inoportuno ocorrido na terra de Castro alves. Aconteceu na Autrália, e também em um Shopping Center; e lá foi assim: esse Shoppíng era frequentado por pessoas idosas, uma boa parte, bem idosas;porém, também,haviam muitos jovens comparecendo aquele local. E esses idosos não estavam sentindo-se bem com aquela movimentação tão pertinente ao universo juvenil.Ou seja, falatório, brincadeiras, irreverências, pegações, etc ; e isso tudo causava incômodo aquele pessoal cuja a discrição é um imperativo da vida. E assim, foram recorrer a direção daquele estabelicimento comercial solicitando providências quanto a presença daqueles jovens. A direção, inicialmente , não sabia o que fazer.A Austrália,classificada como uma nação democrática , civilizada, não ia admitir uma atitude autoritária,discriminatória e ultrapassada.E, estudando o caso com muito responsabilidade e inteligência, tiveram a seguinte ideia ,colocar canções de Frank Sinatra o tempo todo. E o resultado foi estupendo; passado menos de um mês , não havia mais um jovem ali.

É, no caso do Brasil, daquele Shopping Center baiano, o que seria interessante fazer lá? Poderia colocar pessoas em seus corredores recitando versos do Castro Alves ou lendo textos do Ruy Barbosa! Quem sabe, não surtiria efeito!No entanto, corre-se o risco de afastar toda a clientela!

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 16/06/2018
Reeditado em 17/06/2018
Código do texto: T6365833
Classificação de conteúdo: seguro