EMERGÊNCIA.
Uma das coisas mais valiosas que temos na vida é a nossa saúde, tudo pode nos faltar, tudo pode nos acontecer em um determinado momento da vida, mas, de todas as coisas ruins que acontecem, convenhamos, a única que nos faz recuar e por vezes até prostrar-se, é a doença. Quando somos acometidos de alguma enfermidade, percebemos o quanto somos frágeis, e, mais do que isso, quando a doença atinge quem amamos; como filhos, cônjuge, pais, enfim, pessoas queridas de nosso convívio, a coisa fica pior.
Sendo a saúde o nosso maior valor, é conveniente imaginar que os nossos hospitais são os melhores, de excelente eficácia, tanto públicos como os particulares, certo… Só que não!!! Em tese era para o estado dar uma atenção toda especial ao sistema público de saúde, infelizmente isso não acontece… O descaso com a saúde é assustador, nunca que vimos hospitais tão cheios, um número cada vez maior de pessoas que não conseguem atendimento mínimo. Outras tantas falecem em leitos e em corredores de hospitais espalhados por esse Brasil, e nenhuma autoridade pública move um dedo sequer para tentar mudar esse cenário.
A vida deveria de ser tratada com mais dignidade e respeito, os hospitais e médicos que por negligência deixarem um paciente morrer em uma fila por falta de atendimento, deveriam de serem punidos com todos os rigores da lei. Mas ao contrário disso, quem sofre a punição é o próprio adoentado, agonizando até a morte muita das vezes. Somos vítimas indefesas desse sistema podre e corrupto. O descaso com a saúde é tal qual um câncer maligno, crescendo no seio da sociedade.
Outro dia eu estava em um desses hospitais particulares, precisei levar a minha filha a emergência, ela tem asma, e às vezes tem crises, em uma dessas crises eu a levei em um desses hospitais de referência da minha cidade, tal qual foi a minha surpresa ao chegar naquele local, me deparei com um amontoado de pessoas, entrando e saindo, parecia formigueiro, umas extremamente nervosas, outras que de raiva apenas choravam. Quando cheguei eram oito horas da noite, quando fui sair já era madrugada. Dias depois eu acompanhei a minha sogra em um dos hospitais públicos da cidade, se no particular fiquei revoltado, no público quase enfartei, além de oferecerem o pior atendimento do mundo, o local em si era um descaso total, parecia até um gravação de filme de terror.
A carga tributária do Brasil é a maior do mundo, relevaríamos se esse dinheiro todo fosse de fato usado com honestidade, principalmente com a saúde. Os hospitais de nosso país deveriam de ser os melhores do mundo, com os médicos mais bem pagos, é uma pena, mas em nada somos melhores, estamos sempre no final da fila em tudo. Está na hora do povo Brasileiro acordar e reagir, colocar nas mídias, nas televisões e jornais, todo esse descaso e as inúmeras mortes que acontece sem ninguém ficar sabendo. Tudo isso é a consequência da péssima administração pública atual, é a roubalheira sem fim que está levando a nação para o buraco.
Emergência... Os hospitais de nosso país estão no corredor da morte - o Brasileiro na verdade - agonizando em seus últimos suspiros, não há mais nada que possamos fazer, é caso perdido, estamos entregues nas mãos de Deus. Como dizia o cantor Renato Russo em uma de suas memoráveis canções. "Que país é esse..." Pois que eu mesmo respondo. Este é o país onde o pobre fica cada vez mais pobre e o rico fica cada vez mais rico, esse é o país onde vivemos.