Dia dos Namorados:  Psique e o Amor em Fotografia


 
Mais um dia dos namorados e o Amor em questão.
 
O poder da fotografia está em transportar do passado para o presente e levar para o futuro aquilo que sensibilizou nossa Psique apaixonada por AMOR.
 
A cultura clássica, notadamente grega, sentia necessidade de explicar a vida através de símbolos “personais”, seus deuses. Ao contrário de toda religião em que o humano se vê à imagem do divino, os gregos criaram seus mitos: eram os deuses que se assemelhavam ao humano. Neste imaginário eles codificavam os sentimentos e emoções ampliando e projetando no divino. Desta forma entendiam a vida e a sobrevivência. A sua  religião politeísta – transformada pela modernidade em Mitologia: estudo dos mitos -  era formada por diversas divindades projetadas para entender o mundo objetivo, subjetivo, real, geográfico e histórico. Exemplificando: A guerra era vista como característica de Ares  que incentivava o bélico para que o humano resolvesse problemas entre interesses de povos desiguais. O oceano e suas realidades eram vistas como sendo próprio de Poseidon.
 
A essência humana era identificada com a Psique. E o sentimento mais nobre desta essência com o Amor. Para entender esta mania, esta neurose, esta necessidade de amar (tudo e todos) e ser amado (por tudo e todos),  os gregos criaram a projeção mitológica de Amor e Psique.
 
Eles compreenderam que amar é necessidade de nossa essência. E muitas vezes ou sempre amamos insanamente e nem sabemos o porquê. Para codificar isto eles, os gregos, projetaram explicando que o deus Amor é conduzido pela deusa Loucura – a loucura também era vista como divindade assim como a Fúria e a Ira, ainda que sentimentos negativos. Os gregos não eram maniqueístas como os povos do Crescente Fértil  que dividiam os conceitos entre bem e mal, deus e demônio. As Fúrias podiam se manifestar para provocar a justiça e Apolo, divindade que beneficiava com a luz,  podia causar danos por sentir ciúmes. Lembrando que eram os deuses projeções humanas e como nós capazes de tudo como um todo.
 
Foi por isto que Sigmund Freud lançou mão destes símbolos gregos para criar o seu processo de estudo da psique. A Psicanálise,  a Psicologia e a Psiquiatria  nasceriam destes estudos.
 
Nossa psique, nossa essência, ama tudo e todos loucamente, irracionalmente.
 
Amamos o real e aquilo que o imaginário cria (o abstrato). Criamos a pintura, a escultura, a literatura, o teatro, a fotografia, o cinema para concretizar este imaginário idealizado. E é por isto que inventamos a ARTE para eternizar e contemporizar (tornar contemporâneo, presente) através das atuais maneiras de a tudo holografar.
 
Perpetuamos o momento presente na fotografia. Perpetuamos o imagético na fotografia. E quando sentimos a louca e inexplicável saudade admiramos as fotografias de nossos álbuns que ritualisticamente e carinhosamente guardamos encadernados. E na atualidade  estão nas redes virtuais. E até em museus. Estes meios são os nossos Bancos de Imagens para resgatarmos sentimentalidades – nossos amores do passado.
 
É a Psique que age por Amor que é guiado pela Loucura – não racionalizamos o motivo de assim procedermos.
 
Se os gregos inicialmente chamavam a essência humana de psique Platão chamaria de Alma. E isto é um estigma, um traço, que marca a cultura: o cultivo de emoções e sentimentos que nos diferenciam do animal.
 


Feliz dia de seu Amor que sua Psique  guardará em eternas lembranças!


 
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 17/03/2018
Direitos do texto e foto
reservados e protegidos.
L.L.
 
 
_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/
http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/
#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras
 
 
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 08/06/2018
Reeditado em 09/06/2018
Código do texto: T6358781
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.