Vaguinho
Cheguei no batente.
Vaguinho, o porteiro, olhou-me com olhos de quem estava no comando.
Pensei algo imprestável. Resolvi falar:
- Vaguinho, você é heterossexual.
Ele me olhou com fúria e descarregou:
- Heterossexual é você, seu fresco.
Quis rir. E ri.
Aí é que ele ficou mais furioso ainda mais, e emendou, enquanto batia a palma da mão direita contra o peito e cuspia o fogo de praxe:
- Eu sou é macho, seu fresco, macho, muito macho!
Quis rir novamente. Não ri.
Fui para a minha sala. "Melhor não rir outra vez, vá que ele perca a cabeça e parta para a briga!... estou prestes a me aposentar, não quero sair com minha imagem arranhada da empresa", matutei preventivamente.
Daí em diante, Vaguinho nunca mais foi o mesmo comigo. Nem eu com ele. Evitávamos.
Aposentei-me.
Quando fui me despedir do pessoal, Vaguinho mudou a rotina do
olhar, olhou-me de longe rápida e fixamente com olhos de graças a Deus e salve, salve, talvez tenha pensado "bom ver esse diacho desaparecer...", nunca se sabe, sei que não fez questão alguma de se despedir de mim, evitou-me e deu meia-volta ostensivamente quando viu que eu iria me aproximar dele. Fazer o quê?...
Até que acabei fazendo.
Ao sair, e já a poucos passos da porta de saída, escutei Vaguinho soltando uma sonora gargalhada, olhei para trás e notei que ele estava falando ao telefone com alguma garota. Voltei. Dei um tapa leve nas costas dele e disse com uma certa ênfase:
- Vaguinho, você é um heterossexual.
Ele começou a levantar-se de modo brusco da cadeira, enquanto eu tratei de dar de costas, apressei o passo.
Dei sorte.
Havia um táxi passando bem na frente da empresa. Peguei-o.
Ao olhar para trás, notei Vaguinho olhando em direção ao táxi gritando e fazendo gestos obscenos.
Senti um misto de alívio por ter escapado ileso e meio que com um sentimento de achar graça daquela situação toda.
Como nas novelas... "três anos depois....", eis que, por acaso, me vejo frente a frente com Vaguinho. E ele ria amistosamente, dizendo repetidamente "você é foda".
Lembrei-me do que acontecera, fiquei surpreso, e arrisquei a perguntar-lhe:
- Foda, por quê?
- Aquele lance do heterossexual, lembra? - respondeu-me na interrogativa.
Assim que saquei que ele tinha aprendido o porquê do mal-entendido, disparamos a rir, fomos a um bar próximo para um cafezinho, o nosso papo rolou amigavelmente durante um bom pedaço de tempo.
É a vida...
O Vaguinho agora é outro, sexualizou-se, sabe o que é homossexual,
heterossexual, transsexual, bissexual, pansexual, assexual... enfim, tornou-se um catedrático no assunto.