Post 2050

Saudades do Facebook, ja não existe mais e a nova geração nem sabe mais o que foi isso.

Não acompanhou as inúmeras indiretas que as pessoas davam umas às outras disfarçadas de graça.

A política não mudou muito desde então, mas todos estavam errados. Veio direita, veio esquerda e nos ferramos dos dois lados. E pensar que quase teve uma guerra civil por ideologia.

As famosas “selfies” ficaram batidas. Os tempos são outros e o outro se tornou mais importante que a própria pessoa. Ainda que muitas vezes, seja só uma imagem. Desde que seja do outro, a própria está fora de moda.

Meus filhos não entendem porque adultos usavam cara de cachorrinho. As crianças hoje amadurecem rápido demais, o mundo não espera mais elas crescerem.

Fotos do passado se fundiram aos filmes e hoje tudo tem movimento. Nada mais é parado e você projeta no espaço. Não basta mais ver! É preciso estar dentro.

Ninguém mais mostra fotos de viagens ou comida, tudo é tão acessível que seria redundante exibir o que qualquer um tem acesso.

Aliás, foi naquela época que surgiu a compulsão por viagem. Ninguém imaginava que viraria uma doença. Pessoas se endividavam, ficavam exauridas só para postar um lugar lindo.

Para quem não sabe hoje: post era tipo um diário, sendo que todos sabiam da sua vida.

Outro grave problema que nasceu naquele tempo foi essa ânsia de veneração. Todos queriam ser seguidos e quando isso acabou, muitos entraram em crise existencial.

Não sabiam viver sem a admiração dos outros e hoje tentam encontrar o amor próprio em clínicas psiquiátricas.

Era engraçado que naquela época as pessoas fingissem ser outras ou se escondessem para praticar inúmeros abusos que hoje viraram crimes.

Hoje é impossível ser outra pessoa! Todos temos código de identificação desde o nascimento. Já nascemos conectados. A rede não é algo externo, agora é implantada dentro de nós.

O mundo mudou muito desde então. Se uma pessoa incomoda, você não mais a bloqueia em um aplicativo, você exclui seu número de identificação e ela, literalmente, deixa de existir na sua vida.

Perdem qualquer possibilidade de acesso um ao outro. E se arrepender? É uma burocracia para liberar o acesso...É preciso ajuda de advogado e abrir um processo na justiça.

Memórias podem ser acessadas e visualizadas. Não existe mais passado impreciso, o que solucionou a questão do Alzheimer. E o que você diz, pode ser usado contra você.

Então as pessoas pensam muito antes de falar.

Havia uma certa inocência na internet, que hoje já não há. O mundo amadureceu e entendeu que envolve muita responsabilidade,

até porque não há mais tela para esconder os usuários, tudo acontece em tempo real e presencial (mesmo que por holografia).

A medicina evoluiu muito. É estranho hoje pensar que as pessoas morriam tão novas e nem chegavam aos 100 anos, que hoje é o início da velhice.

Aliás, a morte é um pouco mais bem aceita, graças aos acessos à memória, é possível materializar lembranças de quem partiu, o que diminui muito a saudade.

Sim, havia vida em outros planetas. Não éramos os únicos no universo! Aliás há anos atrás nossa compreensão do universo era bem limitada e achávamos que a Terra era importante demais, mas era só um grão de poeira no espaço. As viagens espaciais se tornaram uma realidade.

A religião sofreu como tudo algumas mudanças, a ciência se integrou à elas, e tudo que não pôde ser comprovado caiu. Alguns dogmas eram falsos e algumas doutrinas tinham um vasto sistema de corrupção e que tentavam se alastrar pelo sistema financeiro e político em vários países. Logo que o escândalo veio à tona, muitos deixaram de acreditar.

Quem ainda acredita nessas são discriminados por ignorância e acabam marginalizados. Ainda há separações, mas tudo hoje é maquiado ou manipulado digitalmente.

Quisera poder ter lido tudo isso em uma postagem alguns anos antes e me preparado para um futuro que ninguém estava preparado.