“Piauí em letras” no Salipi


 
Às vezes, só precisamos mesmo acreditar e o acaso conspira a favor! Nos meus maiores devaneios - que são muitos -,  não imaginei que hoje estaria na 16° edição do Salão do Livro do Piauí - SALIPI, num bate-papo literário, falando de uma coletânea na qual eu estivesse participando como autora, e pasmem! O inesperado aconteceu.

Após entrar para o Recanto das letras, formamos um grupo de “recantistas piauienses” para interagirmos com o propósito de organizar um encontro regional. Aos poucos, outros não recantistas foram  se agregando ao grupo,  e hoje  já temos quase trinta amigos.

A ideia inicial eram criarmos uma espécie de "consórcio" ou outra forma de partilha dos custos para que todos pudessem publicar seus livros.

Para nossa grata surpresa, Adrião Neto, um dos integrantes não recantista, autor de diversos livros, apontou a possibilidade de lançarmos uma coletânea com textos de todos os autores, uma "quase - loucura" ou devaneio coletivo, por todas as implicações práticas envolvidas como os custos, logística de trabalho e até mesmo pelo distanciamento geográfico dos participantes.


Confesso que por vezes  pensei: “onde fui amarrar meu burro?”, pois realmente é um trabalho minucioso e cheio de pormenores, em especial, pelas pessoas que compõem o comitê, como  eu, Adrião Neto (um baluarte para o grupo),  e Carvalho Neto, que  entrou de corpo e alma no projeto, mesmo já tendo uma carga de trabalho extenuante.

Mas, assim como uma mãe, mesmo cansada, cuida com prazer do filho, nos empenhamos, sem medir esforços e, enfim, o livro está sendo finalizado com lançamento previsto para 13 de julho próximo. O que era um sonho, pela força do querer, da confiança, da amizade, fé e organização, se tornou real.


Porém, o acaso tem seus caprichos. Está acontecendo em Teresina O Salipi (Salão do Livro do Piauí), é o maior evento literário do Piauí e um dos maiores do Brasil. Pensamos na possibilidade de apresentar o livro nesse evento, mas  já estavam esgotadas todas as vagas e,  "de repente, não mais que de repente" eis que o desejo destinado a morrer no nascedouro, foi reavivado com o surgimento de uma desistência e hoje (domingo), pudemos tirar a foto acima como registro da nossa participação.
 
Contudo, a parte mais empolgante foi poder conhecer outros colegas e  desfrutar da energia positiva que me foi transmitida ao senti-los como amigos de longa data!

Com certeza, o ano de 2018 ainda nos trará muitas outras surpresas, mas já terá valido a pena pelas amizades conquistadas e a realização de um projeto coletivo que parecia além das nossas forças.