O velho ou o novo?

O velho ou o novo?

Nunca havia pensado nessa possibilidade de conhecimento. A todo momento acontece oportunidades em nossas vidas. O que fazemos diante delas? – Normalmente nos desviamos para o que já nos é conhecido, pois isto sim facilita o nosso viver.

São muitas as oportunidades em nossas vidas. Estamos sempre a caminhar por caminhos já percorridos. O porque talvez não sabemos. Acredito que a grande verdade é o temer ao novo. Quando falamos do novo a alguém, este fica logo assustado, pois não vê o que poderia fazer em novas situações e isto cria pensamentos se fazem embaraçosos.

Essas pessoas são as famosas reacionárias, aquelas que temem o progresso.

Ouvi certa vez de uma senhora que com a sua ilimitada sabedoria desconhecida, dizia que o melhoramento de uma estrada rodoviária, iria provocar muitos acidentes. Ora, o melhoramento de uma estrada, a pavimentação, jamais faria uma estrada ficar perigosa. O perigo na estrada é o motorista imprudente. Este sim é quem poderia causar muitos acidentes. Bem, eu constantemente passo pela tal estrada, e desde a sua pavimentação, pouquíssimos acidentes aconteceram, porque ela é muito sinuosa e isto faz com que os motoristas fiquem mais atentos no transitar, ir e vir.

A vida nos faz mais desatentos, quando estamos a caminhar por locais que conhecemos, locais estes que até os pequenos obstáculos como buracos em ruas e calçadas, não nos obriga a prestar atenção. Assim o nosso subconsciente permanece sempre descansando, em repouso pois, não há a necessidade de atentarmos nada.

O medo faz com que as pessoas se acomodam no velho conhecido.

O novo, normalmente as tiras do estado de conforto, levando-as para uma situação de dúvida. Será que irei conseguir fazer algo? Quantos desistem pensando que jamais irão conseguir. Obstáculos são diversos em nossa existência e o que fazer com eles, se não tentarmos resolve-los?

Pois é, foi assim o comentário que uma pessoa fez comigo sobre, errar o itinerário. Disse ela que ao errarmos a nossa rota, surge uma nova situação em nós, a de conhecer novos caminhos, locais diferentes daqueles que sabíamos que iriamos encontrar ao viajar para um determinado lugar. A vida é assim, quem trilha sempre o mesmo caminho jamais conhecerá novas oportunidades em seus momentos preciosos de ser.

Disse uma vez uma pessoa que conseguiu muitas coisas em sua vida, que sempre quando lhe ofereciam uma oportunidade ele a abraçava e procurava realiza-la. Hoje ele detém um certo conforto em viver.

O que concluímos é que não há nada difícil, nada impossível, há sempre uma nova oportunidade para realizarmos algo de uma forma diferente ao padrão estabelecido pelos que acreditam deter toda a sabedoria em si. Normalmente este fato se dá empessoas que não buscam, o conhecimento e permanecem em conceitos estabelecidos, os quais se tornam tabu.

O saber é o exercício da inteligência para o nascimento da sabedoria.

O sábio não é quem tudo sabe e sim quem de tudo aproveita o que está.

Neste instante muitas coisas estão sendo modificadas através do raciocínio emitido através do novo.

Obrigado a você que me ajudou neste novo conceito de ser diante do novo.

Assim continua a mutação.

José Maria Alves Ferreira Ferreira
Enviado por José Maria Alves Ferreira Ferreira em 03/06/2018
Código do texto: T6354612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.