UM DESABAFO

UM DESABAFO

Democracia para ser efetiva precisa de educação, ensino e muito trabalho, com dedicação e persistência.

Pessoas educadas sabem respeitar seus semelhantes, sabem que para desfrutar de direitos é preciso cumprir deveres, sabem ser responsáveis individualmente pelo bem coletivo, sabem conviver com a diversidade de vozes, sabem o valor de instituições fortes, e que estas devem ser obrigatoriamente isentas e igualitárias em suas propostas e decisões.

Pessoas que recebem instrução adequada são mais participativas, criticam com bases sólidas, contribuem para o desenvolvimento e preservação do bem público, procuram galgar crescimento pessoal e profissional, tem predisposição a aprender e ensinar, contribuem com a coletividade, procuram seus caminhos com tenacidade e sabem medir alternativas e fazer escolhas mais vigorosas.

Pessoas esclarecidas sabem que nesta dimensão, nada se consegue sem trabalho árduo e contínuo, e ambicionam sempre crescer, sem egoísmo.

Pois bem, neste nosso chão, democracia é apenas uma palavra muito falada e poucopraticada, pois falta-nos o alicerce para que seja realmente efetiva.

Há pouco mais de 30 anos, vozes das mais diversas origens e posições, assumiram em altos brados a necessidade de democracia, para que o país pudesse encontrar os caminhos para um desenvolvimento abrangente e igualitário em oportunidades.

De lá até hoje o que assistimos foi a deterioração da educação, do ensino e do trabalho, sem falar da falta de segurança, que cresce assustadoramente na falta dos pilares anteriores. Aqueles próceres que defendiam a democracia, mostraram-se algozes e ladravazes de vontades e esperanças, atirando-se sem medida a dividir o butim tomados àqueles definidos como ditadores.

Desde então, esqueceram seus ideais e ideários, passando a usurpar sem medida, os bens e as expectativas de todo um povo.

Atiraram-se a negócios escusos com o pior do empresariado e com marginais de alto coturno, contrariando a lógica democrática de igualdade de oportunidades, tornaram-se oportunistas e fizeram de empresas e instituições, trampolim para enriquecimento ilícito de si e seus áulicos. Incharam a máquina pública com incompetentes e corruptos de todas as facções. A crescente e indecente carga tributária, em nada serviu para aprimorar os serviços do estado, mas sim, para sustentar milhares de carrapatos e sanguessugas.

Tudo isso e muito mais, que nesta pequena postagem não há espaço suficiente para enumerar tantos desmandos.

A sociedade a tudo assistiu, iludida por falsos profetas e mitos, a direita e a esquerda (como se por aqui existisse ideologia), e por sua incapacidade de discernimento, tornaram-se cúmplices

dos maus feitos. Aqueles que tinham capacidade de entender, omitiram-se e alienaram-se.

Agora esta sociedade colhe aquilo que plantou, isto é, terra arrasada, sem flores e repleta de frutos podres.

Estamos a caminho de bater continência mais uma vez, para (in)felicidade geral da nação.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 25/05/2018
Reeditado em 25/05/2018
Código do texto: T6346463
Classificação de conteúdo: seguro