AVANTE PIAUÍ
Na última matéria que postei no jornal Norte do Piauí falei dos avanços da cidade de Parnaíba no meio da turbulência que se encontra o país com tanta criminalidade, corrupção, crises políticas, descaso com a saúde e educação. Citei o seu desenvolvimento econômico em virtude da cidade ter se transformado em polo universitário e mais prosperidade promete com o desmembramento do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí originando a Universidade Federal do Delta.
Mal acabei de redigir o texto para publicação e enviar para o jornal recebi pelo WhatsApp um vídeo da rede globo (maio/2018) apresentado pela jornalista Maria Julia Coutinho que aponta o Piauí, estado tropical, como grande fonte de recursos naturais principalmente o sol e vento. A forte radiação, a baixa umidade do ar e muitas horas e muitos dias de sol foram características predominantes para a instalação na cidade de Ribeira do Piauí que fica a 490 km da capital Teresina, do maior parque de energia solar em operação da América do Sul. Lá tem mais de um milhão de painéis distribuídos numa área correspondente a 700 campos de futebol fornecendo ao sistema interligado nacional 292 megawatt, capacidade para atender diariamente uma cidade com um milhão e duzentos mil habitantes. Isso é começo, pois o projeto tem como meta aumentar muito mais essa capacidade enérgica.
Tudo isso vem contribuindo para melhoria do Estado, uma vez que gera o aproveitamento da mão de obra, assegurando emprego, condições de vida favoráveis e até capacitação profissional para esse novo ramo tem se proliferando. A matéria também evidencia o aproveitamento do vento. Em 2008 foi instalado o primeiro parque de energia eólica no Piauí, hoje tem 36 funcionando e 27 em construção. O Piauí é um dos maiores produtores de energia elétrica do país. Notícias assim quebra o quadro hostil das manchetes tristes e degradantes de todos os telejornais do momento atual. Nem tudo está perdido.
E como se não bastasse o portal cidadeverde.com, publicou na data de 16.05.2018, que a empresa Ouro Preto Óleo e Gás S.A, iniciará no dia 21 de maio de 2018 as atividades de exploração de petróleo e gás natural na cidade de Floriano. Otimistas com resultados positivos já se sonha grandes riquezas para a cidade e consequentemente para o Piauí. A luz no fundo do poço traz esperanças de dias melhores.
É só ter fé em Deus, ter fé na vida e acreditar. Nem tudo é escuridão. Em algum lugar o sol está escondido pronto para despontar. Agora ele brilha intensamente no Piauí. Que ele permaneça conosco espalhando raios de prosperidade. Amém!