O HOMEM É O DONO DE SUA RAZÃO ?

Estava aqui pensando, será que todas as nossas decisões importantes em nossas vidas agimos através da razão? Ou pelo menos deveria ser. Mas na verdade não é.

René Descarte filósofo e matemático francês, criador do pensamento cartesiano acreditava que a ciência deveria ser prática e não especulativa. Inaugurou na era moderna e contemporânea esse modo de pensar e seguir através do racionalismo.

É claro que esse pensamento aos poucos foi sendo contestado. Mas o fundamento do seu pensamento ainda continua vigorar. Nossas decisões muitas vezes são tomadas pelo calor das emoções. E as mesmas vão delinear nossas vidas quase por inteiro no transcorrer da nossa existência.

Quando resolve estuprar outra pessoa ela não age pela razão, porém, pelo extinto sexual. Naquele momento não pensa nas consequências que vão advir para vítima e para ele próprio.

Ao decidir-se juntar-se com uma pessoa , cada uma dela vai pensar no mar de rosas , no paraíso que vai viver sem que nada disso possa terminar e que pode ter consequências deletérias.

A escolha do parceiro em um casamento não se mede as consequências a longo prazo da relação.

Não se pode medir o ser humano por intermédio da razão como um todo, sei disso, esse ser é por demais complexo , mas o que quero dizer é que o homem pode se arvorar como criador da ciência, mas principal ponto que é a essência ,são ainda uma minoria que pode dominar holisticamente sua maneira de ser.

inclemente
Enviado por inclemente em 17/05/2018
Código do texto: T6338722
Classificação de conteúdo: seguro