Respostas Na Ponta Da Língua

Perguntas capciosas, muitos podem embaraçar, mas lembro de figuras midiáticos que tinham respostas na ponta da língua.

O cartunista Jaguar, é um exímio em dar respostas. Jaguar e um cidadão de esquerda. Um dia no aeroporto, viajando para Cuba, alguém o alfinetou; “Vai assistir os fuzilamentos em Cuba né?" Respondeu rapidinho; “Para ver fuzilamento basta descer aqui na Baixada Fluminense!”

Outro com resposta na ponta da língua era o falecido jornalista Joel Silveira. Era gostoso vê-lo nos embates políticos. Alguém o perguntou; “ O porque nos EUA não havia crise?" Respondeu na bucha; “Lá não tem Embaixada Americana!”

Carlos Lacerda, era uma língua ferina. Tinha forte cisão com a família Vargas. Em uma sessão no plenário da Câmara, Ivete Vargas, perdeu as estribeiras e mandou brasa; “Vossa Excelência é um filho da puta!” Carlos Lacerda respondeu; “Vossa Excelência é muito nova para ser minha mãe!”

José Maria Alckmin era um clássico em respostas. Em 1964, quando os militares tomaram o poder, era muito perigoso, para os políticos darem declarações, qualquer palavra mal falada era xilindró e Pau de Arara. Um jornalista perguntou ao José Maria Alckimin, o que achava do Regime? Ele respondeu; “Bom demais, já emagreci 8 quilos”!...

Outro também sagaz em respostas, é o nosso querido Luiz Inácio Lula da Silva. Na época de sindicalista, um repórter o perguntou o que achava do Salário Mínimo: resposta rápida e rasteira; “ O Salário Mínimo é como menstruação, é de 30 em 30 dias, quando veem dura três dias e de vez em quando atrasa para assustar o pião!...

Lair Estanislau Alves.