PAI JOÃO DA BAHIA

Quando em vida foi um grande Rei de uma tribo, na cidade de Canarinho, África. No período da escravatura foi aprisionado e escravizado pelos portugueses e levado ao Brasil desembarcando no litoral baiano. De lá foi enviado à fazenda dos coqueiros ficando escravo neste local sofrendo as mais variadas humilhações e sofrimento. No entanto apesar dos sofrimentos sempre agiu como um Rei tendo atitudes nobres e sempre pedia ao Pai Oxalá perdão de Deus para seus senhores por tamanha maldade e falta de amor destes para com ele e os outros escravizados. Aos 94 anos sofreu um acidente de carro de boi vindo a desencarnar, mas diante de sua Fé, com amor e humildade este negro foi salvo por Zambi Maior (Deus) consagrando-lhe um grande guardião das Leis Divinas, fazendo parte da primeira linha na Umbanda que é dos pretos velhos. O grande criador deu-lhes várias missões e uma delas era que Pai João teria que resgatar todos os seus filhos que antes eram do seu reino na África e também aqueles que o acompanharam em sua caminhada no Brasil, quando escravo. Pai João aceitou humildemente e desde então vem acolhendo seus filhos que estão espalhados por este mundo reencarnados e a procura do seu Rei Caurê (verdadeiro nome de Pai João).

Muito obrigado nego velho por fazer parte de minha caminhada. Sei que estás sempre ao meu lado me orientando, mostrando o caminho a seguir, apesar de às vezes não dar a atenção necessária a ti meu nego velho. Parte de mim faz parte de nossa história. Que Oxalá nos proteja e eu tenha mais humildade para ouvir teus conselhos, beber da tua sabedoria, tua simplicidade. Sarava Pai João da Bahia por este dia reservado a todos os negros deste Brasil e do mundo. Nossa mãe África está em festa, nossos terreiros estão em festa, os negros estão em festa. Sarava meu Pai. Que o nosso Pai Maior ilumine nosso caminhar agora e sempre.

Valmir Vilmar de Sousa (Veve) 13/05/17

valmir de sousa
Enviado por valmir de sousa em 13/05/2018
Código do texto: T6335668
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.