"Para aquele que está em companhia dos vivos..."

«Pelo que louvei os mortos que já morreram mais do que os vivos que ainda vivem» (Eclesiastes 4:2) versus «Para aquele que está na companhia dos vivos, há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto» (Eclesiastes 9:4)) são, portanto, provisórios e é apenas na conclusão que o veredito final é declarado (capítulos 11 a 12:7). Sobre esta leitura, os ditos de Kohelet são incentivos, cujo objetivo era provocar o diálogo e a reflexão em seus leitores e não são conclusões, e não servem para conclusões prematuras ou auto-afirmativas[25].

Os temas de Eclesiastes são a dor e a frustração engendradas pela observação e meditação sobre as distorções e desigualdades do mundo, a utilidade dos atos humanos e as limitações da sabedoria e da retidão. A frase "debaixo do sol" (ou "sob o sol") aparece trinta vezes em relação a estas observações; tudo isto coexiste com uma firme crença em Deus, cujo poder, justiça e imprevisibilidade são soberanos[26]. A história e a natureza se movem em ciclos, portanto todos os eventos são predeterminados e inalteráveis, e a vida não tem significado ou objetivo: o sábio e o homem que não estuda a sabedoria irão morrer e serão esquecidos, por isso o homem deve ser reverente ("temer a Deus"), mas, nesta vida, o melhor é simplesmente aproveitar as dádivas de Deus[19].

Ecclesiastes (em hebraico: קֹהֶלֶת, qōheleṯ; em grego: Ἐκκλησιαστής, Ekklēsiastēs) é o terceiro livro da terceira seção (Ketuvim) da Bíblia hebraica e um dos livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento da Bíblia cristã. O título "Eclesiastes" é uma transliteração da tradução grega do termo hebraico Kohelet (ou Qohelet), que significa "aquele que reúne", mas que é tradicionalmente traduzido como "professor" ou "pregador" nas traduções da Bíblia em português[1], o pseudônimo utilizado pelo autor do livro.

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eclesiastes

***************

Robertson

O Homem enquanto vivo, deve não só buscar o conhecimento continuamente pela Palavra Viva, mas ser exemplo fiel de como ela transformou ou, transforma a sua vida dia a dia.

Senão o que seria o "folego" além de uma ansiedade pela morte?

Robertson
Enviado por Robertson em 12/05/2018
Código do texto: T6334927
Classificação de conteúdo: seguro