BRINCADEIRINHA II (O lamaçal de um Brasil colonial).

Ontem postei um texto , relatando de maneira resumida a ESCRAVIDÃO DOS AFRICANOS NO BRASIL, e, equivocadamente mencionei que foram 383 anos de duração servil , quando na verdade ,' verdadeira', foram 328 anos(1550-1888)...

E, mais conturbada e vergonhosamente , devo admitir que também errei feio ,utilizando de muito descabido EUFEMISMO, em narrar 'romanticamente' a SAGA DA OBJEÇÃO DO POVO INDÍGENA AO CATIVEIRO LUSO-BRASILEIRO, quando na verdade, 'verdadeira', os portugueses em relação à ESCRAVIDÃO DOS ÍNDIOS(só no caso específico destes), se observarmos as inúmeras NARRATIVAS DA HISTÓRIA DO BRASIL, com muita,muitíssima atenção , chegaríamos a um consenso de que os lusos e lusos-brasileiros(colonos descendentes de Portugal) praticamente nem escravizaram os nativos, apenas foram oportunistas em se aliar às TRIBOS INDÍGENAS ,cujas, consuetudinariamente o fazia ,ou seja, pegavam 'bigu', nas tradições e costumes locais(pré-cabralinos) , que eram de:

1º) FAZER PRISIONEIROS DE GUERRA , ESCRAVOS ! Quando não,

2º) TRANSFORMAR PRISIONEIROS DE GUERRA, COMIDAS !

Como a Igreja Católica não permite a ANTROPOFAGIA na condição de práticas cristãs, restava aos lusos e colonos , se juntar bilateralmente às tribos nativas escravagistas, apenas no que se refere ao 1º item , proposto, aliás, essa prática de aliança entre tribos locais e nativas ,com exploradores europeus , não chegava ser uma prerrogativa exclusiva dos portugueses, franceses também usavam desse expediente...

E, como em todo acordo à cavalheira ,tanto verbal , assim também escrito, há sempre as nuances de LAMBUJEM ! De 'grátis' , muitos colonos e lusos , à contra-mão dos dogmas da Igreja Católica, acabavam por aderir à POLIGAMIA e a NUDEZ( por plena consciência e ideologia).

Um outro fator, que ao ver foi um pouco ambíguo, embora eu não tenha sido um equívoco propriamente dito ,na postagem do dia de ontem (11/05), foi minha excessiva generalidade imposta naquele escrito , em dizer que os JESUÍTAS ERAM CONTRA A ESCRAVIDÃO AOS ÍNDIOS, o que não é lá uma verdade , 'verdadeira', pois, o padre espanhol Manuel da Nóbrega, também jesuíta e membro da recém fundada Companhia de Jesus, este padre tinha posição DÚBIA a respeito da Escravatura aos índios ,oscilando em manter a LIBERDADE DOS ÍNDIOS(para torná-los adeptos do CATOLICISMO ) e SUJEITÁ-LOS AO CATIVEIRO, defendendo a Guerra Justa.

E, para completar meu raciocínio, devo admitir também que errei de um modo mais brando ,contudo, ressalvando que sou FALHO, como qualquer outro ser humano e nem sou ADIVINHO, para imaginar que os JESUÍTAS José de Anchieta e Antonio Vieira (sempre mencionados como sendo um dupla )não se conheceram um ao outro e muito menos foram contemporâneos ,pois, nascem em séculos distintos :

o primeiro nascem no século XVI, em 1533(morreu em 1597) , já o segundo , nascera no século XVII, em 1608(morrendo exatamente cem depois do primeiro).

luteixfil
Enviado por luteixfil em 12/05/2018
Reeditado em 12/05/2018
Código do texto: T6334163
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.