BRINCADEIRINHA !

Caminhando eu um outro dia ,a saber terça-feira passada ,por volta do meio-dia e meio ,numa determinada rua vicinal adonde eu trabalho , encontrei por acaso uma conhecida, que por sua vez estava acompanhada de uma outra senhora colega de trabalho (certamente ambas estava no intervalo do almoço)...

Não sei sinceramente qual a razão da atitude desta jovem senhora conhecida minha, que utilizando de um largo sorriso estampado na sua face e num tom de pura brincadeira, disse que vez por outra , essa colega de trabalho, que naquele momento caminhava ao seu lado, reclama muito que ela age de maneira preconceituosa, ora com BRINCADEIRINHAS de puro mal-gosto, ora com INSINUAÇÕES que traduzem por semântica, PRECONCEITO RACIAL contra essa sua colega,o que me gerou enorme surpresa ,foi essa suposta 'agredida' também sorrir bastante, indo na 'contra-mão' dos fatos ,que é a relação animosa de uma RECLAMANTE VERSUS RECLAMADA ,e ela continuou seu raciocínio ,exclamando:

-"Vê se pode ,amigo Luteixfil ?! Ao meu ver ela estaria fazendo uma alusão a sua própria condição de AFRODESCENDÊNCIA distante , como que fosse um comportamento paradoxal , um afro segregar outro afro ...Mas, sabemos muito bem que essa postura é extremamente inadequada e atualmente CRIMINOSA, e, infelizmente , bem mais frequente do que se imagina : Um afrodescendente constranger e/ou perseguir um outro afrodescendente. ...Imediatamente , saí contra-argumentando em defesa desta minha conhecida e sorridente também falei que :

-Não acreditaria nessa conversa(não que devamos absolutamente "ENCOBRIR OCORRÊNCIAS DESTA NATUREZA" e nem "BOTARMOS A MÃO NO FOGO POR ALGUÉM"), mas , conforme a convivência pacífica entre vocês duas; o seu perfil respeitoso pelo menos pra mim, amiga, só posso acreditar que seja uma BRINCADEIRINHA !

O fato deste episódio ter sido extremamente fortuito e por que não dizer efêmero, não tive a devida oportunidade de enfatizar àquelas senhoras, que os colonizadores luso-brasileiros, tentaram por um curto período de tempo(a despeito dos 383 anos de escravatura aos afrodescendentes) ,escravizar os indígenas,porém, não obtiveram êxito, dado as retaliações quase espasmódicas dos mesmos,por não aceitarem o cativeiro , os portugueses ainda chegaram a exigir o retorno dos jesuítas (Antônio Vieira , José de Anchieta e outros), porque estes não concordavam com o cativeiro aos índios, enviando só os 'cristãos' que fossem coniventes com a ESCRAVATURA , seja lá a quem fosse,foi aí que partiram para o plano B : Ir à Africa e enganar os líderes locais das tribos africanas , com falsas promessas de um mundo de prosperidades no Além-Mar ,aos habitantes locais que , iludidos e curiosos , embarcavam nos navios negreiros e pouco depois que os navios saiam da vista dos líderes os habitantes africanos eram postos , nos porões , até a chegada aqui no Brasil( Porto de Galinhas ; Salvador , etc.), cujos, eram destinados ao cativeiro...

E aí cerca de 80 % das PERSEGUIÇÕES e MAUS-TRATOS ocorridos na época da SUJEIÇÃO ESCRAVAGISTA dos PORTUGUESES aos AFRODESCENDENTES , se davam exclusivamente através dos próprios 'atores' AFRODESCENDENTES, escolhidos a dedo pelos colonizadores luso-brasileiros,cujos, eram destinados a serem :

CAPITÃES-DO-MATO(caçavam os escravos fujões) ;

FEITORES(administravam os 'bens' alheios);

CAPATAZES DE FAZENDA(supervisionavam o trabalho escravo nos eitos);

CARRASCOS(eram preparados para executar da pena capital de 'tronco', aos escravos 'insubordinados'(adjetivos dados aos escravos que não aceitavam o martírio do cativeiro).

Escravo= para o senhor de engenho era um bem,uma propriedade.

A Raça Humana, que eu tenha conhecimento é uma só, o que varia são obviamente , as ETNIAS ;as TRIBOS; os POVOS e a VARIEDADE de TONALIDADES CUTÂNEAS.

Numa outra postagem eu já comentei sobre este tema e dissera que, no meu ponto de vista,só um outro provável habitante 'humanoide' de outro planeta, é que poderia praticar e/ou sofrer o crime de SEGREGAÇÃO RACIAL, por não pertencer a nossa RAÇA HUMANOIDE TELÚRICA . Exemplos de outras 'raças', ainda que minimamente hipotéticas : mercuriana;marciana;jupiteriana; venusiana, etc.

outras raças cosmopolitanas não-humanoides: raça de CÃO; GATO; CAVALO; CAMELO; DROMEDÁRIO ;PORCO;LEÃO, JACARÉ ;etc.

luteixfil
Enviado por luteixfil em 11/05/2018
Reeditado em 12/05/2018
Código do texto: T6333203
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.