Viver é perigoso!

Ouvi essa frase no boteco da esquina lá de casa. Fiquei pensando nesse assunto, usei meus pensamentos, meu corpo, meus movimentos e muitos sentimentos. As histórias que ouvi foi contada por um senhor sexagenário, não foi uma história simples porque a vida não é simples. Em alguns momentos, expôs parte da vida interior e de sua companheira, na verdade, nunca tinha pensado em falar assim para outra pessoa.

Relatou detalhes do seu viver e da vida conjugal, para tornar o rumo da vida mais suave, buscou sentir novas emoções e lembranças. Achou este viver um dom maravilhoso. Ele gosto de viver essa nova vida, mesmo quando ela tomava rumo que não tinha planejado. Afinal, dizia ele:

Quando conto tudo, faço misturada: conflitos, alegrias, tristezas, saudades. Falar, escrever, pode ser fácil, mas pra mim, um desabafo, como algo preso no peito que, subitamente, sai e traz alívio não tem preço.

Confesso que teve horas faltou-me coragem para continuar vivendo.

Sempre usei ter muita fé. Assim, se alguém me criticasse ou não gostasse do meu jeito, eu não ficava tão pra baixo. Foi difícil percorrer aquela estrada. Tem horas que me pego pensando que são muitos que por ali passam. Sinto que eu posso ajudar falando, relatando, enfim encorajando. Eu vivo a realidade, e dentro dela posso criar outra.

Há uma dualidade em todo o ser humano, e isso é o que o torna tão interessante, e inspira-me a viver e ter ações positivas, e mostrar como reage à vida.

Vivo buscando indícios, vestígios, escondidos no cotidiano. Estou sempre juntando fragmentos, buscando detalhes que possam haver-me escapado. A vida sinaliza o tempo todo; é só uma questão de estarmos atentos e aberto para ouvir e entender tudo que acontece a toda hora e todo instante à nossa volta.

Tudo que me fascina me atrai. Uso minha percepção ao máximo para tentar ver as coisas como elas são, mas sou orientado pelos sentimentos. A simples ideia de poder sentir-me satisfeito.

Sou um curioso espectador da vida, sempre anotando mentalmente fatos e conceitos. Neste fascinante jogo de imaginação, às vezes me pergunto se minha vida um dia vai me trai ou se estou registrando as coisas de um modo muito pessoal. Misturando temas sérios, leves, e vitais, sem pretensões; apenas partilhando com todos os meus momentos. A vida toda é feita de momentos…

Eu vivenciei os momentos que contei. São minhas verdades mais ricas, meus tesouros, secretos e preciosos. Aprendi a reconhecer, através do contato, certo o amor, a amizade. Pude sentir a força do crescimento interior que a fé traz à vida. O elo indestrutível da troca sincera, da amizade sem reservas. Pude ter firmeza em minhas decisões porque sei que não me fechei para a vida. Infelizmente, não há como escapar das cicatrizes: todo caminho está sujeito a tropeços. É preciso, porém, não contaminar o futuro com a desesperança.

Viver é perigoso!

“Mas a vida é uma eterna e enriquecedora oferta de luzes e histórias.”

Jova
Enviado por Jova em 09/05/2018
Reeditado em 09/05/2018
Código do texto: T6331712
Classificação de conteúdo: seguro