No supermercado

É dia de supermercado, tarefa simples para mim que estou sempre pela cozinha. Sei exatamente o que comprar, o que não preciso levar e o que não devo experimentar de jeito nenhum.

Mas pelos corredores da loja bem iluminada, há gôndolas bem planejadas. Passo pelos eletrodomésticos e as promoções saltam aos meus olhos. Lembro-me da listinha que fiz, e dobro rapidamente a direita... Hum aquela vasilha que vai ao microondas baixou de preço. Agora é a oportunidade de comprar a escumadeira de silicone e repor a pirex que quebrou no último natal. Mal posicionei a pirex no carrinho lembrei-me da reportagem na TV dando dicas de economia doméstica. Ouvi o noticiário hoje cedo... Sorte minha! Lá foi vasilha, a escumadeira e a pirex de volta para a prateleira.

Decidi olhar a lista, focar nos itens que pontuei. Mas, à frente entrei equivocadamente na parte dos doces e bombons. Fechei os olhos mas lembrei das crianças e uma caixinha do biscoito achocolatado tinha de entrar. Aliás, duas caixinhas porque o nome sugestivo não foi escolhido à toa. Esse não voltaria para a prateleira...

Por três minutos fui atenta ao meu propósito: Leite, carne, manteiga e sabão. Hum os saponáceos... Como há variedade. Tem com limão, com flúor, com perfume de lavanda. Mas o que me chama mais a atenção é a cor meio roxa. São bonitos os limpa-tudo...quando vi tinha no meu carro, cinco diferentes. Precisei fazer uma conta básica, quantos dias passariam até eu gastar tudo aquilo. Não precisarei de tudo isso. Voltei com tudo para seu devido lugar e pensei em levar o mais em conta. Se bem que esse produto não estava na lista. Sinal que não havia necessidade ainda de comprar mais. Deixei o mais barato ali também e fui direto para o caixa. Ao pagar toda a compra, constatei que passou do total que eu tinha levado... deixei então as caixinhas do biscoito que não estavam na minha listinha. Melhor assim pois estou de dieta!

Esse é o grande desafio da dona-de-casa. A ida ao supermercado pode virar um passeio ao invés de uma tarefa... É melhor sair sempre com uma lista bem enxuta e com o dinheiro contado.

Cláudia Machado

5/5/18

Cláudia Machado
Enviado por Cláudia Machado em 05/05/2018
Reeditado em 06/05/2018
Código do texto: T6328056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.