A Ética (3) A Medicina como um sacerdócio

...O Conselho Federal de Medicina está revisando o código (de Ética) criado em 1988 e convidou a sociedade civil organizada a participar. Ouvindo médicos e pacientes com sugestões e opiniões sobre o ofício da medicina, o Conselho visa criar um código amplo e que abranja todo o país.

A evolução tecnológica e científica é a mola propulsora dessa atualização. O código precisa acompanhar essas mudanças na mesma velocidade em que elas acontecem...

Serão abordados temas como manipulação de células germinativas, distanásia, terapia gênica, reprodução assistida, diálogo livre e esclarecido, autonomia, relação médico-paciente, responsabilidade civil dos médicos, situações clínicas irreversíveis e terminais, entre outros.

Tudo para sustentar, preservar e promover o prestígio e a união profissional, garantindo à sociedade padrões de prática e estabelecer valores, deveres e virtudes profissionais.

Um dos assuntos recorrentes ao debate é a reprodução assistida. O Código de Ética proíbe que, em uma fertilização in vitro, haja embriões implantados com escolha de cor dos olhos, pele, sexo e até de possíveis doenças genéticas.

Nenhum médico pode criar seres humanos geneticamente modificados, seja qual for a circunstância, sem também interferir no genoma humano.

Os debates visam questões como essa, em que a sociedade que recrimina esse tipo de ação também se interessa em usar a tecnologia a seu favor. Nesse caso, por exemplo, dificilmente haverá um denunciante, já que é ele quem usufrui desse erro ético médico.

O estudo do genoma é um dos que mais atiçam o Conselho de Ética. Os avanços tecnológicos mostram que ele é a estrutura da cura de uma infinidade de doenças, mas bate de frente com a ética, a religião e os conceitos sociais conturbados.

((Considero aqui que o homem pode,desta forma, até curar algumas doenças mas criará outras tantas) pois estará "mexendo" em algo já criado, apenas irá transformar)).

Fonte:

http://blog.imedicina.com.br/codigo-de-etica-dos-medicos-a-importancia-desse-documento/Datado de 7 DE FEVEREIRO DE 2016.

*****

A ética reformula-se com o tempo.

Adapta-se às ações do ser humano em seu progresso intelectual/ profissional/tecnológico/científico.

Infelizmente, o interesse comercial muitas vezes suplanta na área científica a última fase, a da maturação dos resultados obtidos.

O relacionamento humano, médico x paciente, baseados no bom senso e no bem comum deve sempre prevalecer, como uma ética individual de consenso, parte-a-parte.

Não esquecendo que toda ética está sujeita a julgamentos.

*****

...A discussão também se amplia sobre as condições humanas, que acabaram tornando a medicina como um sacerdócio. A proposta é focar na qualidade técnica e científica dos médicos, que precisam de estrutura e remuneração dignas para exercer o trabalho.

Robertson
Enviado por Robertson em 03/05/2018
Reeditado em 03/05/2018
Código do texto: T6326358
Classificação de conteúdo: seguro