A Ética (2) -Leis-Justiça Social
Definição (o que é)
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Códigos de ética
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
A ética em ambientes específicos
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.
fonte:
https://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm
******
Como nós vimos a Ética é criada para os mais diversos ambientes.
O cumprimento dos compromissos colocados nas mais diversas situações
é o atendimento moral aos preceitos pré-estabelecidos e aceitos pelos seus criadores e receptores.
O homem confia no homem.
A Justiça Social nem sempre obedecerá as Leis, entretanto, este fato não implica necessariamente em desrespeito à Ética acordada entre as partes. É obrigatório o respeito ao código de ética estabelecido.
Presume-se que a Lei esteja acima de tudo e de todos, nesse caso os legisladores também estariam.
Mas, se a Lei é interpretada indevidamente?
Caberá o recurso do recurso, do recurso?
Indefinidamente?
Até que mudem os seus interpretadores?