DIÁRIO DE PROFESSOR

Estive pensando, quem nunca desejou saber as anotações dos professores? Cansei de esticar os olhos, na vã tentativa de ver as notas obtidas nas provas. Quando o professor se ausentava da sala, algum engraçadinho mais atentado da turma corria até a sua mesa e revirava tudo, mas os mestres são experientes e atentos, sabem de cor todas as investidas dos seus discípulos, e não dão chance para trapaças. O diário do professor nunca estava à disposição das mãos e dos olhos curiosos. E por falar em diário, nunca me esqueci das falas de um professor quando uma das minhas colegas de classe entrou chorosa por terem invadido a intimidade do seu diário. Aprendi naquele dia com o mestre, que segredos não publicáveis devem ser guardados na mente, sem risco de serem descobertos ou lidos. Contou-nos que uma amiga tinha um desses segredos escandalosos, e por hábito, confessava tudo no amigo diário. Um dia, por descuido, esquecera de chavear a linda agenda. Foi alegria do primo encapetado que, além de ler, fez questão de mostrar para as tias. Essas, coitadas, ficaram de olhos arregalados e de cabelos em pé. E a amiga do professor? Chorosa e envergonhada como a nossa colega de classe. Eu que amava diários, achei prudente não mais registrar nada neles, embora meus segredos fossem ingênuos, corria o risco de ser zoada pela molecada da turma. Prudente foi deixar o diário vazio, e a mente repleta de ideias, porque hoje as publico sem reservas.