Viva a Coletividade

18:30hs, Segunda feira, dia de volta às aulas, imagina um microônibus claustofobicamente lotado, aquela rotina que estamos acostumados de ver. Mas eis que no fundão do Bus, quatro moleques ligam o celular num som turbinado: "Tchum, tcha, tcha, tchum. Tchum, tcha, tcha, tchum, Tchum, tcha, tcha, tchum..."

Em um segundo o coletivo se transformou num ensurdecedor baile funk sobre rodas..​.

Pelo retrovisor motorista e passageiros percebem que a marra dos incômodos Mc's era impossível de ser confrontada. Não restava outra atitude senão suportar a repetitiva batida.

De paletó e gravata - minha cotidiana fantasia de operário chick - todo amarotado e espremido contra a janela, me dei conta que estava com a cara grudada na legislacao Municipal que proíbe o uso de aperelhos sonoros dentro dos coletivos.

Pensei:" como explicar o cacete dessa lei morta pra esses pivetes que não tão nem ai regulamentos! Ah seja o que Deus quiser, ajeitei o nó da gravata, empostei a voz de advogado Locutor e disse:

- Aeh manos, tudo de boa?! sei que o som que vcs curtem é sensacional a batida é gostosa, mas tamo num busão onde todo mundo é parceiro e cada um quer que curti seu momento a sua maneira e pra tornar essa viagem bacana tem norma aqui que regula nossa coletividade proibindo aparelhos com alto volume, então para bem geral, teria como desligar seu som ou colocar um fone aí?!

Silêncio sepulcral.... Tava gelado de medo, o muleke mais mal encarado de todos se levanta como se fosse me fuzilar e diz: por que vc mandou o papo reto com gentileza e educação vamo desligar a porra desse som! Mandou bem hein mano!

Confesso, desafoquei o nó da gravata, tomado de medo, mas no fundo mantinha a pose de um ativista maluco, que mesmo atentando contra a própria vida se impõe pelo bem geral.

E o melhor de tudo os mulekeo ficaram de boa e o busão seguiu seu itinerário em paz.