Alegria e pesar

“Alegrias são dádivas do destino
que comprovam seu valor no presente.
Pesares, ao contrário, são fontes de conhecimento
cujo significado se revela no futuro”.

Rudolf Steiner. (Filósofo Austríaco - Criador da Antroposophia)

Hoje eu recebi esta mensagem. Há momentos na vida da gente em que necessitamos de um carinho, um aconchego ou uma palavra de amor. Assim eu estava ontem. O nosso processo evolutivo é cíclico, nós nos trabalhamos sempre buscando dentro, no nosso íntimo partes nossas que precisam ser trabalhadas, e nestes momentos há um processo de dor.

Como eu já escrevi em textos anteriores, a dor é a energia que recebemos do Universo para que saiamos do nosso estado de inércia. Se passamos por uma dificuldade tal, é só observar o processo do desafio e entendemos o porquê da situação vivenciada no instante presente e procurar trabalhar dentro, em nossa essência o ponto, com coragem e amor.

Precisamos da alegria para nos recompor, preparando-nos para o crescimento necessário que se fará no momento seguinte e o fundamento dos pesares é nos mostrar onde ainda estamos falhos, na busca do nosso aprimoramento. O homem sábio, sabendo isso, não se preocupa com os pesares, nem com as alegrias, são partes do processo.

No silêncio tudo se dissolve. Todas as nossas preocupações deixam de existir e nós somos parte do todo conscientemente. Viver não é apenas estar no corpo, o que, aliás, é bem pouco se levarmos em consideração os devaneios e os estados oníricos. Viver é estarmos conscientemente presentes em todos os momentos de nossas vidas.