Nota Seis

Vinte e cinco de abril. Dois mil e dezoito. Cheguei em casa, minha esposa me chamou em particular. "Marina tirou nota baixa em Matemática".

Pedi para ver o boletim de Marina. Nota seis. Foi a primeira vez que eu passei por esta experiência. Minha filha, de nove anos de idade, nunca havia tirado uma nota abaixo da média. Não foi uma sensação boa, obviamente.

Como um pai deve se sentir numa situação como esta? O que deve fazer? Será que deve ficar preocupado? Será que um pai deve se sentir desapontado com o filho em uma situação como esta? Bem, naquele momento eu olhei para o rostinho pueril da minha filha. A única coisa que me veio à mente naquele momento foi o pensamento de que aquela pobre criança ainda viria a sofrer durante muitos anos com a pressão desumana que a sociedade exerce sobre os estudantes.

Eu deveria ficar desapontado com a minha filha? Marina é o ser humano mais puro que eu conheço neste mundo. Em seus nove anos de existência neste mundo, ela tem me ensinado muito mais do que todos os meus professores já me ensinaram em toda a minha vida. Ela me ensina sobre a bondade, sobre a simplicidade, sobre a alegria de viver. Um dia desses, ela estava discutindo com o seu irmãozinho. Eu percebi que ele estava errado e, além disso, estava falando de forma agressiva com a irmã. Sendo assim, eu o castiguei. Eu esperava que Marina fosse ficar satisfeita, mas, em vez disso, ela começou a chorar, porque não queria que o seu irmãozinho fosse castigado.

Como eu ficaria desapontado? Como eu poderia dizer que a minha filha não sabe das coisas? Será que o conhecimento de Matemática é mais importante do que esses valores que ela já demonstra ter?

A sociedade, no entanto, impõe-nos uma necessidade de acumularmos conhecimentos sobre coisas das quais muitas vezes nem necessitamos na vida. E a escola muitas vezes faz com que pessoas sensacionais como a minha filha se sintam menos inteligentes por não saberem Gramática e Matemática.

Neste fim de semana, eu vou me sentar com a minha filha e vou ajudá-la a aprender Matemática. Mas se ela não aprender, eu não vou me desesperar. Ela tem todo o direito de não saber Matemática. Porque muitos dos conhecimentos dos quais ela realmente precisa na vida, ela já tem. E mesmo tirando nota seis em Matemática, ou ainda que ela tire seis em todas as disciplinas, ela continua sendo a melhor filha que um pai pode ter.