Reflexos de sua aprendizagem

Reflexos de sua aprendizagem

Ser educado é mais barato a sociedade. Em países de primeiro mundo, pessoas mais cultas, têm hábitos educados, saudáveis, incorporados há seu dia a dia, há muito tempo. Não jogar lixo em qualquer lugar, dar preferência à vida, na faixa de pedestres e outras atitudes. O que em países subdesenvolvidos é tido como “frescura”, naqueles, é educação há muito tempo.

Porém, há mais coisas por trás das “frescuras”. Uma pessoa, ao sair “daqui”, para jogar o lixo “lá”, mostra a importância que cada um tem, com o mundo. Mostra educação, respeito ao ser humano.

Quando alguém age desta maneira, está dizendo, caso todos agirem assim, o mundo ficará mais limpo. O ar terá mais qualidade, como a água. Nossos alimentos, com menos agrotóxicos, serão mais saudáveis. Haverá menos lixo, consequentemente, menos micróbios a serem combatidos. No efeito bola de neve, quem ganha, nossa saúde.

No entanto, há outras coisas atreladas, a jogar o lixo no lugar certo. Esta pessoa tem outra noção, de direitos iguais, de justiça salarial, por trabalho realizado, prioriza ganhos sociais, aos seus, tem que um componente do erário público, é o retorno dos gastos em educação, não à realização de uma copa do mundo (a Suécia agiu assim, com relação aos jogos de inverno), isso dentre outras atitudes.

Quando o dinheiro público é investido na qualidade de vida da população, o retorno deste é fácil de ser percebido. A população, com um nível cultural mais alto, tem índices sociais associados à qualidade de vida melhores. Os acidentes de transito são menores. Mortes por armas de fogo, bem abaixo de países subdesenvolvidos. Doenças relacionadas ao lixo, saneamento básico, pouco expressivas. Gastos em saúde pública, é uma responsabilidade do estado e realizada por este.

Estas, algumas das muitas vantagens que pessoas cultas têm, vendo assim, cultura não é “frescura”.

Por conta disto, aprenda com pessoas mais educadas, consequentemente, no efeito formiguinha, seus atos mudarão a vida de uma sociedade. Dê o primeiro passo.

Quando pessoas mais cultas, governarem, serão mais justas, foram bem educadas.

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 25/04/2018
Código do texto: T6318943
Classificação de conteúdo: seguro