EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES

Quando nos deparamos com o fenômeno da evolução das espécies, temos a ideia de que tais alterações ocorreram num tempo remoto, bem distante de nós e que naturalmente já não mais ocorrem, mas a evolução dos seres vivos continua intensa e bem diante de nossos olhos.

Dessa vez foi a descoberta de uma enzima capaz de degradar garrafas pet que pelos estudos feitos em sua composição, naturalmente levariam mais de quatrocentos anos para se decompor.

Os derivados de petróleo são poluentes e os lixões de todo mundo estão com as suas capacidades esgotadas por conta da super produção de embalagens de plástico que são polímeros derivados de petróleo.

Todos nós sabemos que enzima é uma proteína linear formada por aminoácidos “montada” a partir de um filamento de RNA, com formato tridimensional e função específica.

Sabemos também que embora haja RNA que “vive” por algum tempo fora de células, como o HIV, essa montagem obrigatoriamente ocorre no citoplasma que é parte da célula que contém as organelas para a fabricação e acabamento das proteínas a fim de que elas tenham funcionalidade.

Alterações do ambiente de quaisquer naturezas e disponibilidade ou escassez de alimento são requisitos para a evolução.

Leia-se: modificação nos organismos.

Esta descoberta nos dá a certeza de que um ser evoluiu para ocupar o nicho ecológico de comedores de plásticos, fartamente disponível em todos os lixões, cursos d’água, mares e oceanos.

E se esse ser é realmente unicelular (talvez ameba) é necessário que o plástico seja degradado pela enzima digestiva no ambiente, isto é fora do corpo para que, depois de reduzido a partículas, sejam essas partículas introduzidas na célula.

Possivelmente em algumas décadas, centenas ou milhares de anos nós não veremos mais sacos plásticos sendo levados pelo vento em praias repletas de lixo plástico.

Quero só ouvir o que os criacionistas irão dizer...

GLOSSÁRIO

AMINOÁCIDO = compostos orgânicos como ácidos aspártico e glutâmico, alanina, arginina, cisteína, isoleucina, glutamina, leucina, lisina, prolina, valina, etc.

HIV = (Human Immunodeficiency Virus) = vírus da imunodeficiência humana

NICHO ECOLOGICO = conjunto de variáveis ambientais favoráveis a determinadas espécies

ORGANELAS = ribossomos, lisossomos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático liso e rugoso, etc.

RNA = (Ribonucleic Acid) = ácido ribonucleico