MIGALHAS E BANQUETES

DESDE PEQUENO, LEMBRO-ME DE OUVIR AS PESSOAS DIZEREM QUE QUANDO SE OLHA PARA CIMA SE QUEIMA A RETINA. CONFESSO QUE A ÉPOCA NADA DE CONCRETO ME VINHA À CABEÇA COM ESSA FALA, PORÉM , HOJE JÁ CRESCIDO E VIVIDO, PERCEBO QUE ESSE PROVÉRBIO DEFINE BEM A SOCIEDADE BRASILEIRA.

DIANTE DE TODA ESSA DEMAGOGIA POLÍTICA, E SEM ENTRAR NO MÉRITO "DIREITA" OU "ESQUERDA, PROPONHO UMA REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO POPULAR PERANTE A CRISE POLÍTICA, IDEOLÓGICA E CULTURAL QUE ATRAVESSAMOS. NOSSA PÁTRIA ILUSTRE TEM SE BANHADO EM SANGUE INOCENTE, O QUAL É DERRAMADO EM ESQUINAS SUJAS, AS QUAIS ESTÃO HABITADAS POR MENDIGOS E PROSTITUTAS. NÃO BASTASSE O TRISTE CENÁRIO NACIONAL, ALGUMAS DÚZIAS DE FORMADORES DE OPINIÃO MAL INTENCIONADOS, PLANTARAM O ÓDIO NO CORAÇÃO DO NOSSO POVO, SEGREDANDO OS "POBRES" DOS "DESPRIVILEGIADOS". ESSES AGENTES SUBLIMINARES, NA SUA MAIORIA, É FORMADA POR PESSOAS NEFASTAS E DESABONADAS DE PRINCÍPIOS SOCIAIS BÁSICOS. COMPORTAM-SE COMO PARASITAS QUE ASSOLAM A NAÇÃO INTEIRA, SE FOR O CASO, EM TROCA DE DINHEIRO, PODER OU QUALQUER OUTRA COISA SUFICIENTE PARA ABASTECER SEU ESPÍRITO PUTREFATO.

ENFIM, CORTARAM A LARANJA AO MEIO, SIM DIVIDIRAM-NA! ASSIM COMO FOI FEITO COM AS TRIBOS DE ISRAEL, ASSIM COMO OS CONTINENTES QUE UM DIA FORAM UM SÓ. A FORÇA ESTAVA NA LARANJA, NÃO EM UM LADO DA LARANJA, MAS NOS DOIS JUNTOS. A SEGREGAÇÃO FOI SÓ O INÍCIO, ATÉ QUE NÃO FOI MAIS PRECISO INSTIGAR. O MAL JÁ ESTAVA LANÇADO E, NATURALMENTE OS DOIS LADOS ENTRARIAM EM CONFLITO. TUDO ISSO PARA DESFOCAR, DESPISTAR E CONTINUAR A CONDUZIR ESSE POVO PARA ABATE.

DE LER E OBSERVAR A HISTÓRIA, É SABIDO QUE OS SUSERANOS SEMPRE FARÃO DE TUDO PARA MANTER SEUS PRIVILÉGIOS. NORMAL, É O QUE SE ESPERA DELES. MAS AÍ O "IRMÃOZINHO" QUE FICOU DO LADO DA LARANJA MAIS DOCE IRAR-SE CONTRA O SEMELHANTE DA OUTRA BANDA DA LARANJA... É DEMAIS, NÉ? E ANTES DE SEPARAR A LARANJA, QUEM ERA NORTE E QUEM ERA SUL?: - OH , MEU CARO FÂMULO, ENTÃO A LUVA DE SILICONE QUE COMPRASTES SUAVIZA OS CALOS DE SUA MÃO, E ESSA CARA CHEIA DE PÓ? A MAÇÃ DO TEU TELEFONE ESTÁ MORDIDA, MUCAMO CONTEMPORÂNEO! ESSAS COISAS NÃO LHE FAZ UM DELES, FI D'UMA ÉGUA, ABESTADO!

AS REDES SOCIAIS PRODUZIRAM UMA QUALIDADE DE GENTE BEM INTERESSANTE. HOJE, FALA-SE DE TUDO E DE QUALQUER COISA, COM A PROPRIEDADE DE QUEM LEU UM POST DE COMPARTILHAMENTO ECUMÊNICO, EDITADO POR "NINGUÉM SABE QUEM" E DE INFORMAÇÃO DUVIDOSA. O PROBLEMA NÃO É OPINAR OU PARTICIPAR, É ACHAR QUE SÓ O CONSUMO DESSE CONTEÚDO TORNA-LHE ALGUÉM EXPERIMENTADO NO SABER A PONTE DE RENUNCIAR A LIVROS, ARTIGOS , CRÔNICAS E TANTAS OUTRAS FORMAR DE SE OBTER CONHECIMENTO FRESCO, PURO E DE RAIZ.

A CONCLUSÃO, OU MELHOR A CONSTATAÇÃO DESSE RELATO CHEIO DE PITADAS DE NARRATIVA E TENTATIVA DE LIRISMO, QUE COM CERTEZA, NÃO É UMA COIAS NEM OUTRA, NEM TÃO POUCO UM NOVO GÊNERO LITERÁRIO. É QUE O BRASILEIRO GOSTA DE TER QUEM JUDIAR, QUEM SUBJUGAR, QUEM MAL TRATAR. POR ISSO É QUE EM NENHUM OUTRO PAÍS DO MUNDO SE FAZ TANTA PIADA DEPRECIATIVA COMO AQUI. NOSSA GÊNESE É ASSIM. NÃO BASTA VOCÊ EMERGIR SOCIALMENTE, SE NO TEU VÁCUO SEU VIZINHO TAMBÉM FOR. TUDO TEM QUE ESTAR BEM DIVIDIDINHO: - O PRIMEIRO, O SEGUNDO E O TERCEIRO ESTADO, ESSE ÚLTIMO POR SINAL, NÃO ME PERTENCE MAIS. -AH , TUDO BEM O PRIMEIRO ESTADO TER PRIVILÉGIOS, ELES ESTUDARAM PRA ISSO: SÃO BEM NASCIDOS!

- QUE ABSURDO! A MULHER PARIU 10 FILHOS E GANHA 800 CONTO DE BOLSA FAMÍLIA, ASSIM QUEBRA O PAÍS...

SOCORRO! CADÊ VOCÊ RUBESPIERRI?

A FIM DE EXPLICAR ESSA DUALIDADE, TALVEZ NÃO HAJA FRASE MAIS APROPIADA DO QUE A QUE LI, E A ÉPOCA ERA ATRELADA A PAULO FREIRE:

"QUANDO A EDUCAÇÃO NÃO É LIBERTADORA, O SONHO DO OPRIMIDO É SER O OPRESSOR".

MUITO OBRIGADO!

beppe noni
Enviado por beppe noni em 19/04/2018
Reeditado em 19/04/2018
Código do texto: T6312827
Classificação de conteúdo: seguro