PRESIDENTE LULA E O PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA




Como educadora e cidadã, tenho sim vários motivos para me apaixonar pela administração do ex-presidente Lula.
Trabalhei muito anos como Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação e nunca vi tantos Projetos de ponta para melhorar a Educação da Escola Pública e a qualidade de vida dos filhos do Povo e principalmente nas comunidades menos favorecidas, como na gestão dele!
Lembro que trabalhei no Projeto Escola de Fábrica em Alagoas, uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que pretendia possibilitar a inclusão social de jovens de baixa renda, por meio da formação profissional, em unidades formadoras no próprio ambiente das empresas, aproximando o setor produtivo dos processos educativos e promovendo a responsabilidade social.
Havia então uma parceria com o Governo Federal, a Prefeitura em questão e Empresas adjacentes. Os alunos que deveriam ser de famílias de baixa renda,.receberiam uma bolsa no valor de um salário mínimo, alimentação e fardamento para suporte e manutenção no curso, e após o término conforme o acordo, a empresa receberia os alunos e alunas para trabalharem na área onde eles se profissionalizaram. Durante o curso, os alunos teriam que estar matriculados e frequentando uma Escola, e estudar no horário contrário ao ensino formal.
A metodologia do Projeto seria desenvolvido para cada curso, pelas Instituições Gestoras, em colaboração com a Empresa específica e teria como objetivo formar cidadãos, dentro de princípios éticos, com conhecimentos profissionais que potencializam sua inserção no mundo do trabalho. O Ministério da Educação, com a finalidade de incentivar as empresas a se engajar no projeto, desenvolveria um exercício de Responsabilidade Social, financiando a bolsa dos alunos durante seis meses nos dois anos iniciais de implantação do projeto. As pequenas e médias empresas que queiram participar dos projetos, mas que teriam dificuldades de dispor de todos os custos de implantação e manutenção de sua unidade, poderiam consorciar-se ou agrupar-se, de maneira que um conjunto de empresas viabiliza-se-ia a criação de uma destas unidades.
As empresas que implantarem esse modelo escolar de formação profissional oferecerão aos alunos os seguintes benefícios: bolsa auxílio, alimentação, transporte, assistência médica e psicológica, seguro de vida, uniforme e material escolar.
Cada empresa formaria cerca de 20 alunos/ano e os cursos teriam duração aproximada de 600 horas/aula, incluindo práticas profissionais. A matriz curricular deveria seguir itinerário formativo, de maneira que pudessem ser absorvido por algum curso das 20 áreas técnicas.
Então, quando fui codificar o Projeto para o Município de Marechal Deodoro, aqui em Alagoas, onde fui aprovada com quatro cursos para o Município, oferecí então uma sugestão, de que anexassem ao curso, aulas de reforço em Português e Matemática, onde os alunos sempre mostravam dificuldade de aprendizagem por geralmente não ter suporte familiar para acompanhar os deveres de casa!
Foi quando fiquei surpresa com a Coordenadora Jaqueline do MEC me comunicando que o Presidente Lula mostrou-se muito satisfeito com a minha sugestão de colocar as Aulas de Reforço na Grade Curricular dos Cursos, e que seria vinculado em todo território nacional a minha sugestão. E que fizera questão também de que fosse comunicado a mim, a apreciação pessoal do Presidente da República.
O que me deixou mais surpreendida, foi o interesse que o Presidente mostrava pelas coisas que melhorassem a qualidade da Educação desde às questões ambientais, étnico raciais, aos conteúdos principalmente que fossem vinculados à Educação Formal. Um presidente sem cursos acadêmicos mas que sempre priorizou uma Educação Significativa e Emancipadora para todos brasileiros e brasileiras 
Nunca a Educação do Brasil cresceu tanto quanto na época da administração do Presidente Lula!
Por coisas assim e tantas outras é que estou sofrendo com todas as injustiças dirigidas a ti meu presidente Luiz Inácio Lula da Silva!

Tânia de Oliveira

 

 


http://portal.mec.gov.br/ultimas-notic…/…/3961-sp-1959741068
http://www.fundal.org.br/escola-de-fabrica.htm





 

Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 17/04/2018
Reeditado em 12/09/2022
Código do texto: T6311630
Classificação de conteúdo: seguro