COMO PASSEI A FAZER CAMINHADA.

No máximo seis e meia da manhã, não mais do que isso, este é o horário que me levanto para caminhar amigos leitores. Bom… Deixa eu explicar o motivo que me levou a ser um adepto assíduo da caminhada, acontece que, neste último mês, o desagradável visor eletrônico da balança da farmácia me revelou resultados preocupantes, resultados esses, desagradáveis por demais - embora eu já soubesse disso, e fingia não enxergar a probelma -, mas, a balança mostrava que eu estava bem acima do meu peso, era a primeira vez que o meu peso subiu consideravelmente, saindo totalmente do meu controle.

Uma coisa que eu nunca fiz na vida, e nem imaginava que fosse fazer tão cedo, era dieta para perder peso. Dizem por aí que existe uma primeira vez para tudo, pois bem, a minha primeira vez havia chegado. Eu teria que diminuir na quantidade e na qualidade de alimentos ingeridos, e também fazer exercícios, fato é, que eu nunca gostei de fazer caminhadas e exercícios, nada contra, mas é que eu nunca me animei para tal.

Diante de uma saliente barriga se formando, não haveria outro remédio senão esse, comer menos, melhor, e abandonar o sedentarismo. A indisposição em me exercitar era enorme, acordar cedo, colocar o corpo para caminhar, estava difícil de aceitar. Por fim, forçadamente - aceitei - esforcei-me, comprei tênis novo, camisetas, shorts, e todo o aparato necessário. Agora era só caminhar, pois bem, eis o primeiro obstáculo, entre o falar e o fazer propriamente dito. Eu ainda haveria de demorar dois meses para conseguir coragem de sair de casa.

Depois de inúmeros ensaios, finalmente chegou o grande dia, tomei coragem, acordei às seis em ponto, sai da cama e já fui logo trocando de roupa. Nem café tomei, para não dizer que não comi nada, devorei duas bananas apressadamente e sai. Tomei a rua de casa, Darcy landulfo, caminhei até ao final dela, uns 500 metros, que dava de frente a uma pequena praça, onde recentemente a prefeitura construiu um espaço público com aparelhos de musculação ao ar livre. Bem na frente desta praça fica o posto de saúde do bairro, construído em um terreno enorme - embora o posto ocupe somente a metade do terreno - geralmente, as pessoas que fazem caminhada, dão várias voltas neste quarteirão onde fica o posto e o terreno, que nada mais é, que os entornos da praça por assim dizer. E foi exatamente o que eu fiz naquele primeiro dia, eu dei três voltas no quarteirão e depois experimentei fazer alguns exercícios nos aparelhos, foi até bom para um primeiro dia. No total, me exercitei por uma hora. Me senti muito bem naquele dia - meio dolorido aqui e ali, mas foi tranquilo - conheci pessoas novas, vislumbrei o nascer do sol, o frescor das primeiras horas da manhã, as gotas de sereno refletindo a luz primeira do sol, os pássaros cantando nas copas das árvores, enfim, foi uma manhã maravilhosa e de grandes surpresas. Depois que voltei para casa, tomei um bom e demorado banho, um saboroso café matinal, e fiquei refletindo naquela experiência nova, na verdade lamentando por não tê-la feito antes. Quantas coisas boas eu havia perdido dando lugar ao comodismo e a preguiça, mas a realidade agora é outra, já não tenho indisposição, pelo contrário, caminho toda a semana, vai entender.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 16/04/2018
Código do texto: T6310078
Classificação de conteúdo: seguro