DESAPEGAR

          Desapegar! O que significa desapegar? O dicionário me fala que é "desprender-se", mostrar desinteresse por algo ou alguma coisa, alguém. Fico a refletir que o ato do desapego deveria ser exercitado sempre. Posso tentar explicar esse ponto de vista em poucas palavras, porque sou desapegado a coisas extensas porém, sem abrir mão das intensas! O desapego reflete uma condição humana de recomeço. Algo que está sempre a disposição de um reiniciar, de uma nova transição, dinâmica, o inverso do estático, do imóvel, em fim, pronto para o novo. Se considerarmos esta condição em nossas vidas talvez sofrêssemos menos, seríamos mais resilientes. E isto serve para todos os sentidos e relações, principalmente para as ditas materiais. Nascemos sem nada, vimos ao mundo nus, desprovidos das próprias roupas que recubram nossas vergonhas, mas, com o passar do tempo nos preocupamos em acumular riquezas e recursos acima do que necessitamos.

               Muitas das pessoas possuem a índole de apenas querer sempre mais, mais poder, mais status, mais bens, mais fotos, mais curtidas, mais tudo que possa conseguir em detrimento da verdadeira felicidade que as coisas materiais não conseguem dar ou suprir. Então adoecem, e fazem outras adoecerem em sua paranóia do querer, do apegar-se cada vez mais, lutando contra si próprio em seu mundo caótico O mundo está mergulhado no consumismo exacerbado, excitado pelos algoritimos inseridos nas midias sociais pelas plataformas digitais e parece não dá sinais de uma melhora significativa, ao contrário, o mundo mergulha numa individualidade cada vez maior, pessoas que se fecham em seus mundos, se apegam aos seus pequenos mundos que cabem em seus bolsos ou na palma de suas mãos. Uma obscuridade sem tamanho, sem cor, sem som, sem cheiro, sem gosto ou desprovido do tocar real, só na fictícia virtualidade.

          Desapegar pode ser no mundo que vivemos hoje uma saída para o caos do individualismo, do ostracismo. Deixar partir, ir embora, trazer o novo, inovar e renovar pode até parecer palavras que denotem desprendimento, um tanto faz em meio a tudo mas, não é bem esse o sentido. Desapegar deverá no sentido amplo da palavra significar desambição. Não ter ambição também não significa que não se deva lutar pelo que se deseja, afinal, de desejos também se vive, de sonhos também de se vive, a diferença é que, entre o desapego e não ter ambição, o melhor seria viver na medida certa para ser feliz com o mínimo e o necessário que você possa levar quando fizer a grande viagem final, lembrando que sua bagagem não é material, mas, feita das ações e desejos que fizeste por estas instâncias passageiras em sua finitude, como passageiro do além.
Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 15/04/2018
Reeditado em 25/09/2020
Código do texto: T6309546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.