RUA AUGUSTA

RUA AUGUSTA

Existe um blog sobre a Rua Augusta onde os internautas postam suas mensagens saudosistas. Uma foto em branco e preto diz muito sobre a passarela dos anos sessenta. Uma rua congestionada de carros nacionais, ônibus e caminhões, não só na via carroçável como também na infovia, com os postes abarrotados de cabos elétricos de alta tensão e dos da telefônica. Cabe lembrar que nesta época não havia TV a cabo e

o numeral de chamada tinham apenas cinco dígitos. Tal qual na ida interiorana, quando se fazia o “futim” ao redor do Coreto, com as moças no sentido horário e os homens no sentido inverso, assim também, na Capital, precisamente na Rua Augusta, os pedestres assim faziam seu "futim" ladeira acima e ladeira abaixo no trecho da Paulista Jardins e vice versa. Os playboys, com os "carrões" dos papais, (e por isso eram chamados de “filhinhos de Papai”), com lotação completa de amigos, acompanhavam o andar das "minas", nas calçadas congestionando a via publica ao som de buzinassos e dos autofalantes audíveis do "Rock and Rool". Os frequentadores dos cinemas Paulistanos, Picolino, Machestic, depois das matines iam para a lanchonete Frevinho e outra que me falha a memória, que só servia cachorro-quente (como hoje são os fest food) onde serviam uma salchixa grelhada com batas chips e mostarda a vontade. Havia um Colégio Frances na esquina da Rua Caio Prado com a referida Rua Augusta, que internava as moças do interior que vinham a São Paulo estudar no Colégio d'oiseau. E quando as alunas tinham bom comportamento ou boa aplicação na nota de averiguação do curriculum, eram premiadas com uma turnê pelas imediações do colégio. E, numas dessas “saídas”, a freira com duas meninas ao deixarem o colégio e virarem a Rua Caio Prado para a Rua Augusta, depararam com o Juca Chaves fazendo “xixí” na calçada. Repentinamente parou deixando as alunas onde estavam, e foi tomar satisfação com aquele mau criado. “-Que maus modos da sua parte, negando a boa educação que recebeu de seus pais, eles que te vestiram e educaram e você negando tudo que recebeu!” (e apontando para ele disse) “-Além de tudo ainda é Judeu?”

Chico Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 13/04/2018
Reeditado em 15/04/2018
Código do texto: T6307952
Classificação de conteúdo: seguro