Imagem do Google
O sinal amarelo
O sinal amarelo
Princípio da confiança é o que nos motiva a respeitar o sinal nos cruzamentos de trânsito, pois confiamos que o outro fará o mesmo. Aprendi com minha mãe o que seria esse princípio. Quando criança se ela dissesse: "Não corre que apanha". Era certeza que apanhava. Assim também era na minha escola, na qual tinha luta livre todos os dias, se alguém dissesse: "Te pego lá fora!", naquele momento, só restava ao pobre coitado do ameaçado torcer para que alguém chamasse a diretora enquanto ainda estivesse vivo.
Naquele tempo, desrespeitar um professor era algo muito sério, eles tinha autoridade em sala de aula e fora dela. Um pai ser chamado à escola por causa do mau comportamento do filho era motivo de vergonha e, esse aluno, podia preparar os "couros" porque uma surra, quando chegasse em casa, lhe era garantida.
Isso é o princípio da confiança, estabelecido num juízo de certeza sobre o resultado de uma determinada ação. Principio da confiança no trânsito é mais ou menos isto: o pedestre sabe que no "verde" ele pode atravessar porque os carros vão parar; os motoristas sabem que no sinal "vermelho" devem parar. A maioria dos acidentes acontecem quando há a quebra desse princípio.
O meu maior dilema é o sinal amarelo, pois ele significa alerta. Até aí tudo bem. O problema é que alerta diz muito pouco e pode gerar dúvida, insegurança e incerteza.
Veja por exemplo: um motorista aproxima-se do sinal que está aberto para ele passar, mas começa a piscar o amarelo, ele olha para trás e percebe que outro motorista acelera com a intenção de passar. E agora? Se parar, o motorista bate nele e, se continuar pode bater em alguém. Por outro lado, o pedestre vê o sinal amarelo e os motoristas parando e pensa que pode passar com segurança, mas não há certeza de que todos pararão, alguém pode tentar aproveitar o sinal "amarelo".
Quando isso acontece o princípio é quebrado e vidas são ceifadas. Pode ser besteira isso, mas acho que deveríamos aprimorar essa questão do sinal amarelo, assim como da faixa de pedestre, pois percebo que nem o pedestre nem o motorista se sente seguro nessas situações. Parece –me que ainda não se firmou o princípio da confiança no sinal amarelo, gerando dúvida e inquietação em todos.
Igualmente, a sensação que tenho é que no Brasil ligaram o sinal amarelo e estamos todos sem saber se paramos ou seguimos, inquietos, inseguros, sem o principio da confiança a nos guiar. Esqueceram-se dos sinais "verde" e "vermelho" tá tudo "amarelo" e piscando...piscando. Quem irá nos salvar?