Renúncias.

          Passei pela vida, desde a mais tenra idade, a cumprir com meus deveres, como filha, aluna, auxiliar mamãe nas lidas domésticas, cuidando dos irmãos menores, organizando casa, o material escolar, fazendo os temas ( estes sempre prioritários), lendo revistas e jornais que tinha em casa, aprendendo palavras novas, se atualizando, que era o que Papai primava nos filhos ( dez) . Disciplina, obediência , respeito, boas maneiras, valores desenvolvidos em casa e levando para a sala de aula, onde sempre procurava ser a primeira da classe, para orgulho de meus Pais.
           Aos treze anos Papai me matriculou no curso de Datilografia, na Escola Marista, onde não se podia ver o teclado ( assim faço até hoje). Mocinha, vontade de ir à bailes, cinema, passeios.
          Muitas renúncias, Papai zeloso, não permitia sem saber com quem se ia e selecionava moças de idade para acompanhar-me a mim e minhas irmãs.
      Hoje, agradeço muito, a formação recebida e lembro de todos os momentos até aqueles dois anos que estudei em colégio de freiras e era muito observada pelas religiosas, pedido de Papai.
    Minha adolescência foi marcada por fatos que ficaram no subconsciente, ligados à saúde e problemas familiares. Mas, creio que isso, todas as numerosas famílias do passado, como as de hoje, passaram ou passam, talvez hoje pior, com a era da informática e das drogas.
        Sou muito agradecida pela família que tive e a Deus que me permitiu estar onde estou, filhos independentes.
       Sozinha por opção, no litoral, aposentada, com Deus me protegendo.
          Na minha caminhada, na criação e formação dos três filhos, estudando e dando aulas,  cursos universitários,  muitas renuncias fiz, mas não me arrependo, pois a vida me devolveu em alegrias e netos sadios e estudiosos. Posso dizer que estou de bem com a vida.

(lumah)

* Sem revisão de texto. Feito na hora. Desculpem)

Interações


 
lumah
Enviado por lumah em 12/04/2018
Reeditado em 03/05/2018
Código do texto: T6306908
Classificação de conteúdo: seguro