ANIVERSÁRIO DE SANTO ANDRÉ.

Nesse oito de abril comemorou-se o quadricentésimo sexagésimo quinto aniversário de fundação do povoado de Santo André da Borda do Campo.

Vencida a muralha, termo com o qual se nomeava o maciço que mais tarde ficaria conhecido até os dias atuais como Serra do Mar, João Ramalho instalou o povoado com o auxílio dos seus amigos Tupiniquins, chefiados pelo sogro, o morubixaba Tibiriçá e demais parentes de Bartira, sua esposa.

Os anos passaram.

Jesuítas fundaram o povoado São Paulo de Piratininga* e por ter sido relegado ao quase esquecimento, Santo André da Borda do Campo tornou-se apenas um ponto de pouso entre o mar e o planalto.

O trem chegou e com ele a efervescência das indústrias, do comércio, dos loteamentos, das vilas operárias, escolas...

A cidade se expandiu e conheceu dias áureos que hoje, graças à visão estreita e incompetência administrativa já não mais existem.

Com raras exceções Santo André tornou-se um centro comercial, onde circulam os bens, mas não se gera riqueza.

Muitos eventos foram programados por conta da data festiva em diversos pontos da cidade.

No sábado fomos ver a 45ª Exposição de Flores no Parque Prefeito Celso Daniel, com destaque para as orquídeas cultivadas pelos sócios da SOSA (Sociedade Orquidófila de Santo André), entre a beleza marcante e perfume das flores eu senti saudade do meu orquidário, das plantas que cultivei e do convívio com amigos, também cultivadores, que ficaram em Pernambuco.

Na manhã do domingo comparecemos ao Clube Atlético Aramaçan* para assistir à apresentação da orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, regida pelo maestro João Carlos Martins que, para não fugir à péssima tradição brasileira de desrespeito aos horários marcados, só começou quando eu já estava disposto a voltar para casa.

No programa peças bastante conhecidas dos autores eruditos e no encerramento o arranjo sinfônico para o clássico Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, reconhecidamente o mais festejado compositor do Estado.

E, para não fugir à tradição domingueira dos paulistas, almoçamos frango assado, espaguete ao sugo, batatas fritas com sobremesa de petit gateau.

Parabéns Santo André da Borda do Campo, nós te desejamos melhores administradores.

Aramaçan = o mesmo que aramaçá, palavra tupi guarani que define várias espécies de peixes.

Piratininga = peixe seco, do Tupi Guarani: pira = peixe, e tininga = seco.